Vereador também discorreu sobre outras ações de seu mandato como atendimento a demandas da Vila Haro e região
Filas da saúde, melhorias para a Vila Haro e região e proteção de defesa dos animais foram temas abordados pelo vereador Alexandre da Horta (Solidariedade) em nova participação no “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, que foi ao ar nesta terça-feira, 8. Na entrevista conduzida por Priscilla Radiguieri e Amanda Mendes, o vereador discorreu sobre os projetos que apresentou nos seis primeiros meses de mandato e também a expectativa pela inauguração da clínica veterinária municipal.
Ativista da causa animal, o vereador comentou e defendeu diversas bandeiras de seu mandato como mutirões de castração, educação ambiental nas escolas e combate aos maus-tratos. “A causa animal é muito grande, não podemos tratar como uma questão imediata. É preciso fazer o atendimento básico, mas também projetar par um tempo determinado”, pontuou.
Entre os projetos já apresentados pelo parlamentar e citados na entrevista estão propostas de inclusão do tema proteção animal no currículo escolar, atendimento pós-cirúrgico depois da castração e resgate e tratamento de animais de grande porte. O vereador também defendeu um plano permanente de castração, de forma descentralizada, nos bairros da cidade e lembrou de sua luta, desde 2020, pela criação do hospital público veterinário no Município, que está prestes a ser inaugurado.
O parlamentar esteve no local conhecendo as instalações da clínica que considera um sonho que está sendo realizado. “O prédio está quase finalizado, faltam alguns retoques. Se não me engano está na fase final o processo de chamamento da OS que irá administrar, mas o prédio em si tá pronto, ficou muito bonito e espaçoso. Espero que atenda a toda a população”, afirmou, reforçando seu compromisso em acompanhar a qualidade do serviço, assim que iniciado.
Saúde – Na entrevista, o parlamentar também falou sobre as filas na saúde e a importância da transparência efetiva para a população. O vereador apresentou emenda ao projeto do Executivo, aprovado em sessão extraordinária sobre o tema, e que determina a divulgação do ente responsável pelos procedimentos, ou seja, se são de prerrogativa do Município ou do Estado.
“Observamos uma fila imensa na saúde, chega a quase 90 mil procedimentos, mas é importante deixar bem claro qual é competência do Município e qual é do Estado. Então a gente pede que seja divulgado, para que possamos cobrar os deputados para que eles cobrem do Governo do Estado”, explicou.
Alexandre também citou a conquista de emendas parlamentares para a saúde e para o atendimento de idosos, encaminhadas pelo deputado federal Vitor Lippi: incluindo R$ 500 mil para o Gpaci e R$ 150 para o Lar São Vicente de Paulo, além de verba para atendimento oftalmológico nas escolas.
Vila Haro – Alexandre da Horta falou ainda sobre diversas outras ações de seu mandato, incluindo conquistas para a região da Zona Leste, como a reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Haro, que atende não só os moradores do bairro, como toda a região, que abrange bairros como o Jardim Gonçalves, Vila Rica e Parque Três Meninos, entre outros.
“É uma unidade antiga, com um atendimento muito grande e que precisava de reforma. Foi uma das primeiras solicitações que fizemos no mandato e que foi contemplada, dando uma tranquilidade maior para a população e para os próprios funcionários”, pontuou.
Por fim, Alexandre da Horta convidou a população a acompanhar a visita que fará junto com o prefeito Rodrigo Manga no bairro, na próxima sexta-feira, 11. “São projetos importantes que estão sendo contemplados”, citou. Acompanhe a entrevista completa com o vereador Alexandre da Horta: