10/07/2025 08h18
atualizado em: 10/07/2025 09h40
Facebook

Por iniciativa do vereador Rafael Militão, projeto Ana Maria Brócolis, de alimentação saudável nas escolas municipais, foi destaque da cerimônia

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na tarde de terça-feira, 8, sessão solene em homenagem à nutrição escolar. Intitulada “Sabores Que Educam”, a solenidade foi proposta pelo vereador Rafael Militão (Republicanos), membro da Comissão de Educação da Casa, e destacou o trabalho dos profissionais envolvidos na alimentação das crianças da rede municipal, com ênfase no projeto “Ana Maria Brócolis”.

A mesa de honra foi composta pelo vereador Rafael Militão; a vereadora Iara Bernardi (PT); a nutricionista Renata Gonçalves Falcato Catini; o secretário de Educação, Clayton Lustosa, representando o prefeito Rodrigo Manga; a diretora do Centro de Educação Infantil Maria Garcia Vecina (CEI-38), Denise Cavalcante Silva Souza; a coordenadora administrativa da Secretaria de Educação, Andreia Picanço Souza Tichy; o agricultor familiar Benedito Aparecido da Cruz; e o assessor de gabinete Ramires Ferreira, da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.

Rafael Militão destacou que o combate à obesidade infantil sempre foi uma de suas principais bandeiras e elogiou o projeto Ana Maria Brócolis como referência nacional. “Quando conheci esse projeto, percebi que ele não precisava de ajustes — ele já era completo. Poderia ser adotado por todas as cidades do Brasil, tamanha sua importância”, afirmou.

O vereador também ressaltou os impactos positivos da alimentação saudável no desenvolvimento das crianças, alertando para os riscos causados por dietas desequilibradas, como diagnósticos equivocados de TDAH e autismo. O parlamentar elogiou ainda o envolvimento das merendeiras e anunciou que, em outubro, elas serão homenageadas em sessão solene no Teatro Municipal: “Elas merecem esse reconhecimento. O que depender do nosso mandato, estaremos juntos”.

A vereadora Iara Bernardi elogiou o projeto Ana Maria Brócolis após acompanhar sua aplicação em uma escola da Vila Haro e destacou a autonomia das crianças ao escolherem os alimentos que levariam para casa. Segundo ela, a iniciativa é educativa, promove hábitos saudáveis e valoriza os produtos naturais e os agricultores familiares da região. Iara sugeriu que o projeto seja divulgado nacionalmente, inclusive em programas de TV, e defendeu a realização de uma audiência pública para debater a alimentação de crianças com seletividade alimentar, destacando a importância de apoio técnico e estrutura adequada nas escolas para atender esses casos.

Educação alimentar – Idealizado pela nutricionista Renata Catini, o projeto “Ana Maria Brócolis” surgiu a partir da experiência com iniciativas anteriores premiadas pelo Ministério da Educação. Desenvolvido com apoio da equipe da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, merendeiras escolares, agricultores familiares e parceiros como o Fundo Social de Solidariedade e a Unip, o projeto alia educação nutricional, valorização dos profissionais da cozinha escolar e envolvimento das famílias.

Durante a cerimônia, Renata Catini explicou as quatro etapas do projeto, que incluem a contação de histórias com a personagem Ana Maria Brócolis — vivida por merendeiras das próprias escolas —, a entrega de um livro de receitas com atividades lúdicas, a realização de ações pedagógicas e a montagem de feiras nas unidades escolares, onde as crianças “compram” frutas e verduras com dinheiro simbólico. “Essa aproximação cria memórias afetivas e incentiva hábitos saudáveis dentro e fora da escola”, explicou a nutricionista.

Ao final da cerimônia, foram entregues votos de congratulações a merendeiras, nutricionistas, servidores públicos, representantes de cooperativas agrícolas e membros da comunidade escolar. 

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanece disponível na íntegra.