Parlamentar questiona se hospitais estão aplicando exame previsto em lei de sua autoria para detectar alterações que afetam fala e amamentação
Graças à iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), autor da Lei Municipal nº 10.491/2013, a população de Sorocaba conquistou o direito ao "teste da linguinha" para recém-nascidos. Agora, o parlamentar cobra da Prefeitura informações sobre o real cumprimento da lei nas maternidades da cidade, por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal.
Esse exame é essencial e deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, ainda no hospital, para detectar possíveis problemas que podem afetar a amamentação, a fala e o desenvolvimento da criança.
No documento, o vereador solicita dados detalhados dos últimos 5 anos, como: a quantidade de exames realizados; quais maternidades fizeram o teste; e, caso a lei não esteja sendo cumprida, quais são os motivos.
O objetivo é garantir que todos os bebês tenham acesso ao direito previsto em lei e que a saúde dos pequenos seja respeitada desde os primeiros dias de vida.
“Essa é uma lei de minha autoria, criada aqui em Sorocaba e que depois se tornou exemplo para todo o país. Temos que assegurar que ela esteja sendo cumprida com seriedade e responsabilidade”, afirma Fernando Dini.
(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – PP)