Com foco na modernização do sistema público de saúde, os vereadores Ítalo Moreira (União) e Izídio de Brito (PT) protocolaram requerimento em conjunto ao Ministério da Saúde propondo que Sorocaba seja considerada como cidade piloto para o projeto do primeiro Hospital Inteligente do SUS, apresentado pelo Governo Federal ao Banco do BRICS.
A proposta do hospital, 100% digital e público, envolve o uso de inteligência artificial, automação e prontuário eletrônico integrado para reduzir o tempo de espera, acelerar diagnósticos e melhorar o cuidado ao cidadão. Para os parlamentares, Sorocaba reúne todos os elementos essenciais para ser referência nacional, contando com a infraestrutura tecnológica, legislação flexível e capital humano qualificado.
Além do Parque Tecnológico e das universidades com cursos em medicina, tecnologia, engenharia e ciência de dados, Sorocaba possui leis municipais específicas de telemedicina e sandbox regulatório, que oferecem segurança jurídica e ambiente propício para testes regulados de soluções inovadoras.O requerimento conjunto de Ítalo e Izídio solicita informações técnicas sobre o projeto e manifesta formalmente o interesse do município em cooperar com o Governo Federal. Os vereadores questionam ainda os critérios de seleção dos municípios, fontes de financiamento e mecanismos de transparência da iniciativa.
Para os parlamentares, a proposição está baseada em dados e visão de futuro. “Sorocaba tem todas as credenciais para ser incubadora dessa transformação. Essa é uma oportunidade real de conectar tecnologia, saúde e gestão pública eficiente”, destacam os autores.
Com essa iniciativa, os vereadores Ítalo Moreira e Izídio de Brito, que integram a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Sorocaba, mostram que é possível fazer política com propósito e abraçar a tecnologia para liderar transformações no presente e no futuro."
(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/União)