15/07/2025 15h20
atualizado em: 15/07/2025 15h54
Facebook

Escola Oswaldo de Oliveira, no Éden, enfrenta problemas graves de infraestrutura, segurança e acessibilidade.

Foi aprovado nesta terça-feira (15) um requerimento do vereador Izídio de Brito (PT) que cobra providências da Prefeitura de Sorocaba para solucionar problemas estruturais na Escola Municipal Professor Oswaldo de Oliveira, no bairro Éden.

Izídio alertou sobre as condições precárias da unidade, que impactam diretamente alunos, professores e funcionários. O documento aponta que nove das 14 salas têm o piso danificado, o telhado é de amianto, a caixa d’água está comprometida, os banheiros interditados e a pintura geral é urgente. Há também infestação de pombos e dificuldades na poda de árvores devido ao acesso restrito.

Na acessibilidade, faltam rampas adequadas e espaço para cuidadores. As câmeras de segurança estão inoperantes e há relatos de vizinhos jogando objetos para dentro da escola. Já o prédio do Sabe Tudo, reformado em maio de 2024, apresenta vazamentos e abandono no último andar, com presença de fezes de pombos.

Duas empresas são citadas no requerimento: Luiza Engenharia e Empresa Recreativa Atividade Tecnologia. Para Izídio, é inadmissível que a comunidade escolar conviva com esse cenário de descaso. “Educação pública de qualidade exige espaços seguros, acessíveis e saudáveis”, afirmou o vereador.

Agora, a Prefeitura de Sorocaba tem até 15 dias para elaborar uma resposta ao requerimento proposto pelo vereador.  

Assessoria de Imprensa - vereador Izídio de Brito (PT)