Valorização do legislativo, participação popular e articulação regional foram alguns temas abordados
Os programas e projetos desenvolvidos pela atual Mesa Diretora no primeiro semestre do ano foram foco da entrevista concedida pelo vereador Luis Santos (Republicanos), presidente do Legislativo, ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, que foi ao ar na manhã desta terça-feira, 15, antes da sessão ordinária.
Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o presidente também falou sobre planos para adequação do prédio da Câmara, que nessa legislatura passou a contar com 25 vereadores, e comentou o empenho dispensado para a valorização do Poder Legislativo.
“A Câmara é um poder que tem um peso muito grande, mas, infelizmente, criou-se uma cultura que as Câmaras são apenas departamentos das prefeituras. A população nem sabe onde ficam as Câmaras, isso porque, durante séculos não se valorizou o Legislativo”, afirmou.
Além relembrar os dias iniciais do atual mandato e as adequações que se fizeram necessárias para receber os novos vereadores, ressaltando o empenho dos servidores e dos secretários da Casa nesse período, o presidente falou sobre a inauguração dos espaços para a imprensa externa, que cobre os trabalhos da Casa de Leis, e também para eventos, com a adequação da antiga sala de reuniões que se tornou o “Plenarinho Multiuso” - ambos entregues com um mês de mandato.
“Nos surpreendeu. Ficou um espaço muito prático para reuniões restritas, até 40 pessoas”, afirmou. “Atendemos, por exemplo, um grupo de empresário de Imperatriz, no Maranhão, a minha terra, junto com o prefeito Manga aqui no plenarinho, com a participação de 20 empresários que querem fazer um parque tecnológico lá”, lembrou.
Articulação regional – Durante a entrevista, o presidente destacou o trabalho que vem sendo promovido junto a outros municípios paulistas e também o expressivo número de visitas de representantes de Legislativos, até mesmo de outros estados, que vieram conhecer as instalações e os programas desenvolvidos pela Câmara Sorocaba neste semestre. “Um grande atrativo que temos sentido é a Escola do Legislativo, que hoje tem uma função muito importante dentro da nossa Casa”, frisou.
Luis Santos também comentou o movimento lançado em busca da municipalização das rodovias que cortam as cidades e que tem conquistado apoio de diversos municípios. “Chamamos os presidentes das Câmaras. Foi um evento muito interessante, mas, agora, quero que o prefeito chame os prefeitos também, para que possamos fazer uma boa pressão, ir até o Governador e depois à Alesp”, destacou, defendendo que os custos de manutenção das vias sejam financiados pelas multas de trânsito e não por pedágios.
Ainda na entrevista, o presidente falou sobre os eventos realizados na Casa nesse semestre. As ações buscaram valorizar a história e a cultura sorocabanas, assim como incentivar a participação popular, ao abrir a Casa de Leis para estudantes e demais cidadãos. “Nós tivemos aqui um evento que eu achei fantástico. Uma escola pediu para usar o plenário para fazer uma simulação de uma conferência da ONU. E foi muito legal. Cada grupo representava um país”, citou.
“Tivemos também o primeiro concerto da orquestra sinfônica de Sorocaba no nosso saguão, que ficou muito lindo. Tudo isso está criando uma nova consciência da importância da nossa Casa”, completou. O presidente também destacou que no próximo ano, quando a Câmara completará 365 anos de fundação, haverá uma programação especial, também com o envolvimento da população.
Por fim, o presidente comentou o programa Câmara Itinerante, que debateu o Plano Plurianual com a população nos bairros. “Levar a Câmara às regiões foi uma experiência muito rica”, frisou. Acompanhe a entrevista completa com o vereador Luis Santos: