17/07/2025 15h31
atualizado em: 17/07/2025 12h53
Facebook

Vereador participou do programa “Bate-Papo com os Vereadores” nesta quinta-feira, 17

Combate à violência doméstica, segurança pública, causa animal, saúde e atendimento à população foram alguns temas abordados pelo vereador Fernando Dini (PP) no programa “Bate-papo com os Vereadores", transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba na manhã desta quinta-feira, 17. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, o parlamentar fez um balanço das leis de sua autoria e também das propostas apresentadas nesse primeiro semestre. 

O vereador também falou de sua proximidade com a população e relembrou que seu trabalho comunitário teve início bem antes de se tornar vereador. “Estamos caminhando para 16 anos de vida pública, com mandato. Mas, estamos desde 92 com a população. Esse ano, faz 25 anos que estamos com o escritório político, com trabalho de liderança comunitária, atendendo o povo”, lembrou.

Atualmente, o escritório público do vereador, na Zona Leste da cidade, fica aberto diariamente e o parlamentar atende ao público nas noites de segunda-feira e nas manhãs de quarta-feira. “Nosso trabalho desmistifica a máxima de que o político só aparece em ano de eleição”, destacou. 

Violência doméstica – Fernando Dini, que preside a Comissão de Segurança Pública da Casa, também lembrou sua passagem pelo Poder Executivo, a frente da Secretária de Segurança, quando foi criado o Botão do Pânico, voltado às mulheres vítimas de violência, e cobrou ampliação e fortalecimento da rede protetiva no Município – incluindo implantação de plantão policial, Delegacia da Mulher e Conselho Tutelar na Zona Norte.

“Hoje o nome mudou, se chama Protege Mulher. Esse botão do pânico foi implantado, enquanto eu era secretário, para que mulheres com medidas protetivas tivessem esse aplicativo à disposição, para chamar a Guarda Municipal, que imediatamente vai em socorro a esta mulher”, destacou. 

Dini citou, ainda, a lei de sua autoria que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica. “Isso está trazendo um grande benefício para essas mulheres, que muitas vezes não tem para onde ir, algo que não tem precedentes. Essa lei virou lei estadual, servindo todo o nosso Estado”, frisou. 

Fica Sandro – Na entrevista, o vereador, como representante da Zona Leste, comentou sobre a polêmica em torno da possível transferência do elefante Sandro do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros para o Santuário dos Elefantes em Mato Grosso. Dini tem defendido a permanência do animal no parque em prol do bem-estar do animal, já idoso. 

“Nossa luta foi coroada com uma decisão judicial de ontem, desta última quarta-feira. É muito importante essa movimentação que foi criada. Começamos a luta do fica Sandro com uma audiência pública em 2021, quando já houve um engajamento da sociedade”, lembrou, defendendo, também, melhorias para o zoológico, que é referência nacional em pesquisa e saúde animal, como frisou. 

Apanhado de leis – Durante o bate-papo, Fernando Dini comentou diversas leis de sua autoria promulgadas em quatro anos de mandato, entre elas a que prevê o direito ao "teste da linguinha" para recém-nascidos, que deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, ainda no hospital, para detectar possíveis problemas que podem afetar a amamentação, a fala e o desenvolvimento da criança.

Comentou também a sua lei que já previa, desde 2013, a divulgação das listas de espera na saúde e que recentemente voltou a ser tema de debate. “Precisamos fazer com que todas as pessoas que tenham problemas de saúde, que estão atrás de consultas, procedimentos, exames e cirurgias, tenham o direito de saber qual sua posição nas filas”, enfatizou. 

Por fim, o vereador comentou os projetos aprovados nesse primeiro semestre, como o que prevê campanha de conscientização sobre a segurança no transporte de cargas. A entrevista de Fernando Dini pode ser vista na íntegra na programação da TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).