21/07/2025 10h09
Facebook

Medida foi instituída pela Lei nº 13.264, de autoria vereador licenciado Vinícius Aith (Republicanos), publicada no Jornal do Município

O Projeto Isaac (Associação de Assistência a Crianças e Mães Atípicas) fica declarado de utilidade pública no Município de Sorocaba, por meio da Lei nº 13.264, de 18 de julho de 2025, publicada no Jornal do Município. A norma que reconhece o trabalho social desenvolvido pela entidade é de autoria do vereador licenciado Vinícius Aith (Republicanos), atualmente secretário de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista.

O “Projeto Isac (Associação de Assistência a Crianças e Mães Atípicas) surgiu da necessidade de unir esforços para contribuir com mães “atípicas” em sua jornada, muitas vezes solitária, buscando tratamento, alimentação específica e informações sobre a doença que afeta seus filhos.

Mãe atípica, Fernanda Barbosa da Silva passou a arrecadar doações, em sua própria casa, de produtos essenciais para crianças e adultos com necessidades especiais. Aos poucos, com a participação de outras pessoas, surgiu o “Projeto Isac”, criado em 17 de junho de 2023.

Inicialmente, o projeto se limitou a ações assistenciais básicas, mas, em 2024, um apoiador, após conhecer o trabalho da instituição, apadrinhou 100 crianças e fez uma doação significativa, incluindo um computador completo. A partir de então, com a ajuda desse apoiador, a entidade abriu uma clínica de terapia multidisciplinar para crianças com necessidades especiais.

Além do atendimento terapêutico, o Projeto Isac realiza ações emergenciais, oferecendo fraldas, medicamentos e suplementos nutricionais. A instituição também desenvolve um trabalho de coleta de materiais recicláveis, como lacres, tampinhas de plástico e latinhas, para financiar a reforma e o empréstimo de equipamentos, como cadeiras de rodas e camas hospitalares, a serem emprestados às famílias.