O imóvel, localizado na Zona Norte, encontra-se com telhado danificado, portas arrombadas, sinais de invasão e lixo acumulado
O vereador Raul Marcelo apresentou nesta quinta-feira (24) um requerimento à Prefeitura de Sorocaba solicitando informações sobre a situação do prédio da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Angélica, desativada há cerca de três anos.
O imóvel, localizado na Zona Norte, encontra-se com telhado danificado, portas arrombadas, sinais de invasão e lixo acumulado, o que, segundos moradores, gerou insegurança e riscos à saúde pública. Além disso, há relatos de aumento de casos de dengue devido ao acúmulo de água parada no local. Neste momento, Sorocaba tem 14.071 casos confirmados e 29 óbitos confirmados.
Com o fechamento da unidade, os atendimentos foram transferidos para um prédio comercial, o que gerou questionamentos da população sorocabana, especialmente diante da promessa de reforma e retorno ao prédio original, que até hoje não foi cumprida.
No documento, Raul Marcelo questiona o governo municipal sobre a situação estrutural do prédio, se existe um laudo técnico, se há previsão de reforma e retorno dos atendimentos, qual o valor do aluguel do imóvel onde hoje funciona a UBS e por que foi mantido o contrato de locação em vez de utilização do espaço público já existente.
Além disso, o parlamentar quer saber quais medidas estão sendo adotadas para impedir invasões e evitar o acúmulo de água parada, bem como para que a população não receba informações claras sobre o futuro do prédio e dos serviços de saúde da região.
"Não é aceitável deixar um prédio público nessa situação de abandono, colocando em risco a segurança dos moradores e agravando problemas de saúde. A Prefeitura de Sorocaba precisa dar uma resposta concreta e apresentar um plano para resolver esse problema", afirma Raul Marcelo.
Assessoria de Imprensa - vereador Raul Marcelo (PSOL)