A proposta do vereador prevê a criação de um Programa de Recuperação e Manutenção Econômica da Frota Pública e recebeu resposta positiva do Executivo
A gestão pública de Sorocaba deu passo importante rumo à modernização e à economia de recursos com a acolhida, pela Prefeitura Municipal da Indicação nº 3.671/2025, de autoria do vereador Ítalo Moreira (União Brasil).
A proposta, que prevê a criação de um Programa Municipal de Recuperação e Manutenção Econômica da Frota Pública, recebeu resposta positiva do Executivo, que confirmou o início de estudos técnicos para implantação de um sistema de gestão inteligente da frota, inspirado em modelos de grandes locadoras e focado em manutenção preventiva, redução de desperdícios e transparência.
A iniciativa nasce do diagnóstico de que mais de uma centena de veículos municipais estavam parados por falta de manutenção, enquanto novas aquisições poderiam custar cerca de R$ 16 milhões aos cofres públicos.
“A nossa proposta conecta eficiência administrativa, responsabilidade fiscal e valorização da mão de obra local, prevendo parcerias com oficinas credenciadas, Senai, Etecs e cooperativas de mecânicos para reaproveitamento rápido e econômico dos veículos”, explica Ítalo Moreira.
Em resposta oficial, a Secretaria de Administração destacou que o estudo em curso incorporará diagnósticos periódicos, logística automatizada e controle de custos, alinhando-se integralmente às sugestões do vereador. “A população ganhará em serviços mais ágeis, economia de recursos e maior transparência, com previsão de sistemas online de acompanhamento da frota”, afirma o parlamentar.
Para Ítalo Moreira, com essa medida, Sorocaba “reforça seu compromisso com gestão pública inovadora e sustentável, transformando veículos parados em soluções ativas para a cidade, e fortalece o vínculo entre Câmara e Prefeitura, mostrando que proposições responsáveis podem gerar mudanças concretas no cotidiano do cidadão”.
(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/União Brasil)