04/08/2025 16h30
atualizado em: 04/08/2025 16h30
Facebook

A Câmara Municipal de Sorocaba promoverá, nesta terça-feira (5), uma sessão em homenagem ao Dia Municipal da Renovação Carismática Católica. A autoria da solenidade é do vereador Henri Arida (MDB).

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento que tem transformado vidas, reacendido a fé e fortalecido comunidades ao redor do mundo. De acordo com o vereador Henri Arida, a Renovação surgiu na década de 1960 como um convite a viver uma experiência profunda com Deus, por meio da oração, do louvor, da escuta da Palavra e dos dons do Espírito. “É um chamado à conversão pessoal, à intimidade com Jesus, e a uma vida cristã mais autêntica e fervorosa. A Renovação Carismática Católica nasce da efusão no Espírito Santo, é um novo Pentecostes e sua identidade é o batismo no Espírito Santo que gera vida nova. Na Renovação, redescobrimos a alegria de servir, o poder da oração comunitária e a beleza de ser Igreja viva. Vemos jovens, adultos e famílias inteiras sendo renovadas, curadas e enviadas em missão”, explica o parlamentar, que é teólogo de formação.

A RCC atua de forma global dentro da Igreja Católica. Presente em mais de 200 países, atualmente conta com milhões de participantes em todo o mundo. A 37ª Convocação da Renovação, ocorrida na Itália em 2014, contou com a participação do Papa Francisco, falecido em 2025. Na ocasião, o Pontífice discursou a respeito do movimento. “A Renovação Carismática é uma grande força a serviço do Evangelho, na alegria do Espírito Santo. Vocês receberam o Espírito Santo que vos constituiu descobrir o amor de Deus por todos os seus filhos e o amor pela Palavra, disse.

Para Henri, mais do que um movimento, a Renovação é uma corrente de graça. “Ela nos lembra que todos somos chamados à santidade, a ser sal e luz no mundo, e que os carismas dados por Deus não são para guardar, mas para partilhar com amor e alegria”, conclui o vereador.

A sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Renovação Carismática Católica é aberta ao público e será realizada no plenário da Câmara, às 19h30.

(Assessoria de Imprensa – vereador Henri Arida/MDB)