A iniciativa é do vereador Henri Arida (MDB), que destaca a importância do movimento para a sociedade
O Dia Municipal da Renovação Carismática Católica será comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a se realizar na noite desta terça-feira, 5, às 19h30, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Henri Arida (MDB), que destaca a importância do movimento carismático católico na vida eclesial e social.
“Quero convidar toda a população para participar desta sessão solene em comemoração à Renovação Carismática Católica, um movimento da Igreja Católica, iniciado em 1967, que tem abençoado e transformado inúmeras vidas pelo poder da Palavra de Deus e do Batismo no Espírito Santo. Então, é uma corrente de graça e, na sessão solene, teremos a presença de lideranças estaduais arquidiocesanas”, afirmou Henri Arida, durante a sessão ordinária desta terça-feira.
Origens do movimento – A Renovação Carismática Católica teve origem num retiro espiritual realizado de 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne, em Pitsburg, na Pensylvania, nos Estados Unidos. No ano seguinte, foi realizado um congresso nacional do movimento nos Estados Unidos e, em 1973, aconteceu o primeiro Congresso Internacional, em Indiana, também nos EUA, e em Roma.
No ano seguinte, um segundo congresso internacional em Roma contou com a participação de 220 líderes oriundos de 50 países. No Brasil, a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, em São Paulo, expandindo-se rapidamente pela maioria dos Estados brasileiros. Em Sorocaba, o movimento teve início em meados da década de 1970, sendo reconhecido pela então Diocese de Sorocaba em 1979.
O Dia da Renovação Carismática Católica foi instituído pela Lei nº 12.130, de 14 de novembro de 2019, de autoria do então vereador Anselmo Neto, a ser comemorado anualmente no dia 20 de agosto.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.