Vereador também defendeu o combate ao trabalho infantil, entre outros temas
Políticas públicas voltadas à proteção e defesa das mulheres; combate ao trabalho infantil e a mobilização contra os pedágios e pela permanência do elefante Sandro no zoológico Quinzinho de Barros foram algumas das questões abordadas pelo vereador Fernando Dini (PP) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, nesta quinta-feira, 7, antes da sessão ordinária. Na entrevista, conduzida por Priscilla Radighieri e Ana Paula Freire, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato, como leis em defesa dos animais.
Nesse mês, quando temos a campanha “Agosto Lilás”, de combate à violência doméstica, o parlamentar apresentou dois novos projetos para ampliar a rede protetiva: o Acolhe Mulher, que prevê parcerias entre o Poder Público e hotéis, pousadas e similares para acolhimento das vítimas, e também o programa de saúde mental da mulher em situação de vulnerabilidade. “A gente aproveitou esse mês para fazer essa alusão a uma bandeira que temos. Infelizmente temos uma crescente vertiginosa da prática de violência contra as mulheres”, ressaltou.
O parlamentar destacou que é preciso garantir “proteção rápida, em um abrigo seguro” nos casos de violência doméstica. “A violência não acontece somente de segunda a sexta, quando o poder público está com as portas abertas. Geralmente, a violência doméstica acontece a noite, aos finais de semana, junto com o uso de bebidas. Então esse projeto nasceu dessa essência”, frisou, citando o Acolhe Mulher.
Tendo o combate à violência contra a mulher como uma das bandeiras de mandato, Dini foi o idealizador da Secretaria da Mulher, implantou o “Botão do Pânico”, quando foi secretário de Segurança Pública, e é autor de várias propostas em defesa das mulheres, como a criação do auxílio-aluguel para as vítimas de violência. O vereador também defende a implantação de uma Delegacia da Mulher na Zona Norte.
Trabalho Infantil – Outra bandeira de seu mandato, citada na entrevista, é o combate ao trabalho infantil e à exploração de crianças e adolescentes. De acordo com o vereador, foram mais de 500 denúncias de casos de trabalho infantil nos primeiros seis meses do ano em Sorocaba.
“Nós defendemos o regramento legal, que são o programa Menor Aprendiz e o estágio, e que dão condição para que a criança possa trabalhar, mas mantenha o contra turno escolar. Isso nós defendemos a ampliação. Agora, essas empresas que estiverem fora do regramento, serão lacradas, fechadas e o CNPJ travado”, afirmou.
Outros temas abordados por Fernando Dini na entrevista foram a implantação de pórticos para cobrança de pedágios nas rodovias e campanha em defesa da permanência do elefante Sandro no zoológico de Sorocaba. O parlamentar ressaltou a importância de se manter a mobilização nesses dois casos. Por fim, Dini comentou algumas leis de sua autoria em defesa da causa animal, assim como a conquista de mutirões de castração.
Reeleito para seu quarto mandato consecutivo, além de ter sido presidente da Câmara e secretário municipal de Segurança Pública, o vereador Fernando Dini, na atual legislatura, preside a Comissão de Segurança Pública e integra a Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assista à entrevista completa com o vereador: