08/08/2025 15h34
atualizado em: 08/08/2025 15h42
Facebook

O encontro ocorreu na Presidência e também contou com a presença do vereador Henri Arida e do secretário municipal de Turismo, Hudson Pessini

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita de cortesia do presidente da Câmara de Comércio El Salvador – Brasil, o cônsul Vidal Sorto Rubio. O encontro ocorreu no gabinete da Presidência e também contou com a presença do vereador Henri Arida e do secretário municipal de Turismo, Hudson Pessini. Durante a reunião, o presidente entregou um diploma de visitante ilustre ao cônsul.

A reunião teve como foco principal o estreitamento das relações comerciais, culturais e institucionais entre Sorocaba e El Salvador, com destaque para o potencial de integração entre os setores produtivos dos dois países. A visita foi marcada por um diálogo propositivo sobre oportunidades de cooperação entre empresários brasileiros e salvadorenhos, com vistas à geração de investimentos, intercâmbios e desenvolvimento mútuo. 

O presidente da Câmara de Comércio El Salvador – Brasil convidou os sorocabanos para uma visita à capital do país, San Salvador, e ao presidente Nayib Bukele, e promete trabalhar para que Sorocaba e a capital salvadorenha se transformem em cidades-irmãs. O presidente Luis Santos também destacou que pretende ir ao país com votos de congratulações ao presidente Nayib Bukele, pelo seu trabalho exemplar de combate à criminalidade naquele país.

Durante o encontro, o presidente Luis Santos ressaltou o papel de Sorocaba como cidade protagonista no cenário regional e sua disposição em firmar laços com nações que compartilham valores de desenvolvimento e prosperidade. “Receber o cônsul Vidal Sorto Rubio é, acima de tudo, um passo importante para inserir Sorocaba em um contexto internacional de oportunidades. É pensando globalmente que construímos uma cidade cada vez mais forte, conectada com o mundo”, afirmou o parlamentar.

O secretário Hudson Pessini, por sua vez, destacou o alinhamento da pauta da reunião com as diretrizes da Secretaria de Turismo, que busca consolidar Sorocaba como destino atrativo para negócios e eventos. “Temos um município com estrutura, localização estratégica e vocação para o desenvolvimento. Estaremos prontos para cooperar em futuras iniciativas com El Salvador”, pontuou.

O cônsul Vidal Sorto Rubio enfatizou o interesse crescente do governo salvadorenho em fortalecer suas relações bilaterais com o Brasil, especialmente em áreas como agricultura, tecnologia, educação e turismo, e que Sorocaba é uma cidade especial para receber investimentos, pela sua localização e qualidade de vida. “O Brasil tem se mostrado um parceiro de relevância estratégica para El Salvador. Nosso objetivo é aprofundar essa relação, criando pontes concretas de cooperação entre nossos povos e economias, e Sorocaba pode ser um ponto central dessa relação”, declarou.

El Salvador é o país mais densamente povoado da América Central, com cerca de 6,5 milhões de habitantes. Localizado entre Honduras, Guatemala e o Oceano Pacífico, o país tem na agricultura, manufatura e serviços os pilares de sua economia. Nas últimas décadas, El Salvador tem ampliado sua presença no cenário internacional por meio de acordos comerciais e diplomáticos, com destaque para a aproximação com países sul-americanos, como o Brasil.