12/08/2025 16h22
atualizado em: 12/08/2025 16h25
Facebook

Presidente do Legislativo lembrou do crescimento da cidade e da participação da Casa de Leis na história sorocabana.

O presidente do Legislativo, vereador Luis Santos (Republicanos), participou, na tarde desta terça-feira, do programa “Bate-papo com os Vereadores” na TV Câmara e tratou de diversos temas sobre a história de Sorocaba, que esta semana completa mais um aniversário no dia 15 de agosto. Entre os assuntos, foram abordados o crescimento do município, as tradições sorocabanas e participação da Câmara para o desenvolvimento da cidade.

Logo no início, Luis Santos explicou sobre o slogan da Câmara Municipal, que diz que “O progresso de Sorocaba passa por aqui”, lembrando da participação do Legislativo no crescimento da cidade. Também contou desde 1993, quando chegou a Sorocaba, tem atuado por melhorias para o município. “É um prazer muito grande morar nessa cidade que com seus 371 está cada vez mais jovem e moderna, e nós fazendo nossa parte para que seja cada vez maior”, contou.

Luis Santos explicou que a vinda para Sorocaba foi através de um convite para gerir uma entidade social para tratamento de dependentes químicos, chamada Esquadrão Vida. “Estou agora com 32 anos aqui, tenho mais anos morando aqui do que na minha cidade no nordeste”, disse. O presidente do Legislativo lembrou das mudanças pelas quais a cidade passou e destacou a administração do ex-prefeito Renato Amary para o desenvolvimento acelerado do município, que hoje é o sétimo mais populoso do estado de São Paulo, em uma região com mais de 2 milhões de habitantes. “É muita gente e Sorocaba é o carro chefe”, disse.

O parlamentar contou sobre algumas referências pelas quais a cidade é conhecida, como ter tido a primeira siderúrgica instalada na Fazenda Ipanema, e que deu nome à praia carioca, bem como a criação da faca sorocabana, feitas do aproveitamento de espadas. Também destacou as antigas produções de laranja e algodão que fizeram o nome da cidade na agricultura. “Sorocaba teve vários períodos e os dois maiores foram do tropeirismo e o ferroviário”, disse o parlamentar, lembrando que a cidade deve retomar em breve as viagens pela estrada de ferro até a capital, inicialmente. “Esperamos um grande salto com a reativação dos trilhos e esperamos que se estenda para as cidades vizinhas”, disse.

Na entrevista, o presidente da Câmara ainda destacou a fama da cidade em relação o desenvolvimento industrial e a grande procura de representantes de outros municípios para conhecer a casa de Leis, com interesse em reproduzir iniciativas da Câmara, como a Escola do Legislativo. Também foram abordados o nível de segurança na cidade além da  empregabilidade, que resultou nas criação dos mutirões de emprego.

Iniciativas da Câmara – Luis Santos aproveitou para contar sobre as comemorações para os 365 anos da Câmara Municipal, que serão celebrados no próximo ano. Entre as atividades, estão eventos cívicos, lançamento de livro e um concurso de redação. Também deve ser inaugurada uma usina fotovoltaica para fornecimento de energia elétrica ao prédio do Legislativo, o que poderá inclusive proporcionar a contratação de veículos elétricos para a frota da Câmara.

Outra iniciativa tratada pelo presidente na entrevista foi a realização do programa Câmara Itinerante, que levou a estrutura do Legislativo para diferentes regiões do município, com o objetivo de ouvir as demandas da população com foco no desenvolvimento Plano Plurianual (PPA). “A partir da semana que vem vamos trabalhar esse PPA, discutindo propostas e ações para os próximos quatro anos. Vai ser algo especial e convidamos a população para que compareçam às audiências públicas para discussão do PPA”, falou.

O chefe do Legislativo explicou sobre o projeto de lei para municipalização de trechos de estradas que cortam a cidade para evitar a instalação de pedágios; a renovação de certificados de utilidade pública para entidades do município; e a criação do City Tour para apresentação das principais atrações turísticas do município. “No feriado do aniversário de Sorocaba, teremos viagens na sexta (15), sábado (16) e domingo (17). É preciso se inscrever pelo site da prefeitura por que as vagas são limitadas”, lembrou.

Também dentro do mês de agosto, onde se promove a Campanha do Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, Luis Santos destacou o projeto de lei para autorizar a transferência de crianças dependentes de vítimas de violência doméstica. Ainda sobre o tema das mulheres, o presidente comentou sobre a proposta de criação do Dia da Mulher Operária. “Pensamos em homenagear a história delas e estamos procurando alguém que represente todas”. Outro projeto abordado foi o “Vale-cidadania”, uma iniciativa voltada a fornecer um vale para moradores de rua trocarem por alimento.

O programa “Bate-papo com os Vereadores” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara ou pelas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).