No evento, também foi anunciada a contratação de mais 150 agentes e lançada a nova versão do aplicativo “Protege Mulher”
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luís Santos (Republicanos), participou, na noite desta terça-feira (12), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, da cerimônia que marcou a incorporação de 97 novas Guardas Civis Municipais (GCMs) à tropa, o anúncio da contratação de mais 150 agentes e o lançamento da nova versão do aplicativo “Protege Mulher”. Sua destacou a importância do alinhamento entre Legislativo e Executivo para fortalecer as políticas públicas de segurança na cidade.
Durante o evento, presidido pelo prefeito Rodrigo Manga, Luís Santos reforçou o compromisso da Câmara em apoiar iniciativas que ampliem a proteção da população, especialmente das mulheres vítimas de violência doméstica. A solenidade incluiu a entrega de divisas e certificados aos formandos das 10ª e 11ª turmas da Escola de Formação, além da leitura do juramento e da tradicional oração do guerreiro.
Com a nova incorporação, o efetivo da GCM chegou a 447 integrantes, e deve chegar a 597 até março de 2026, com o chamamento de mais 100 aprovados em concurso público para dezembro e outros 50 para março de 2026.
Outro ponto alto da noite foi o lançamento da versão atualizada do aplicativo “Protege Mulher”, pela Primeira-Dama Sirlange Frate Maganhato, acompanhada pela Secretária da Mulher (Semul), Rosângela Pericini, e pela deputada estadual Maria Lúcia Amary. Esta é uma iniciativa de sucesso voltada para a proteção de vítimas de violência doméstica, que ganhou novas funcionalidades, como envio de áudios, fotos e informações mais completas ao GCM, mantendo o rastreamento via satélite em tempo real. O recurso já foi descoberto em centenas de atendimentos e amostras de detenções de agressores.
O evento no teatro contou também com a presença dos secretários municipais João Alberto Corrêa Maia (Segurança Urbana), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade) Fernando Marques (Empreendedorismo, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e Vinicius Aith (Inclusão e Transtorno do Espectro Autista); do Major Carneiro, representando o comando do 7° Batalhão da Polícia Militar; do delegado Rafael de Medeiros, da Delegacia Seccional de Sorocaba, e do subtenente do Exército, José Ricardo de Lima Souza, instrutor do Tiro de Guerra de Sorocaba.
Participaram, ainda, representantes de GCMs das cidades de Votorantim, Capela do Alto, Cotia, Salto de Pirapora, Boituva, Charqueada, Paulínia e Atibaia; das PMs do Rio de Janeiro e de Mangaratiba; Corpo de Bombeiros de Boituva e São Roque, do 15º Batalhão da Polícia Rodoviária, integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), demais autoridades, familiares e amigos dos novos guardas de Sorocaba.