Vereador falou sobre conquistas para as áreas da saúde, emprego e as categorias dos apicultores e motoboys.
O vereador Fausto Peres (Podemos) foi entrevistado no programa “Bate-papo com os Vereadores”, realizado na tarde desta terça-feira, 19, pela TV Câmara Sorocaba. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre as atividades e conquistas do mandato e a demanda por melhorias para a cidade.
Um dos destaques apresentados pelo vereador foi a implantação do passe livre para desempregados buscarem oportunidades de emprego no município que, segundo ele, é resultado de um projeto de lei apresentado em 2021 e requerimento protocolado no ano seguinte. “O Posto de Atendimento o Trabalhador encaminha cerca de duas mil pessoas por mês para vagas, e praticamente 30% dos candidatos acabam não indo para a entrevista por não ter o bilhete de ônibus. Agora isso vai mudar”, disse. Fausto Peres disse que para ter o beneficio o trabalhador deve comparecer ao Sine (antigo PAT), com currículo, para se candidatar às vagas disponíveis.
O vereador comentou também sobre o trabalho voltado à categoria dos trabalhadores de entrega, motoboys e motogirls. Por iniciativa de Fausto Peres, foram instituídos no calendário municipal o Dia do Motoboy e a Semana a do Motoboy, além da criação do Espaço Motoboy para servir como ponto de apoio e descanso para os trabalhadores da categoria, na região da Avenida Itavuvu. “É um local que se tornou referência para outras cidades e estados”, disse, citando ainda o projeto de valorização de empresas amigas dos motoboys, homenageadas em sessão solene.
Os apicultores também foram atendidos pelo vereador, que participou recentemente de uma reunião com os membros da Coaps (Cooperativa de Apicultores de Sorocaba), ao lado da deputada estadual Maria Lúcia. “Temos a maior cooperativa de beneficiamentos de mel e o curioso é que a própria cidade não adquire o mel produzido aqui”, disse. Ele contou ter destinado emenda parlamentar para aquisição de frascos de mel para inclusão na cesta básica dos assistidos pelo Fundo Social de Solidariedade, além de criar o Dia do Apicultor, que contará, em 2026, com uma feira para divulgação do trabalho realizados pelos apicultores em Sorocaba.Na área da saúde, Fausto Peres lembrou ter feito denuncias sobre a falta de medicamentos em postos de saúde no município, principalmente de uso contínuo, para pressão e diabetes, e até mesmo dipirona e omeprazol. “Fiz um requerimento e usei a tribuna para falar sobre a situação e cobrar posicionamento da prefeitura sobre essa falta”, destacou. Ele lembrou que as UPHs e UPAs não enfrentam esse problema.
O vereador comentou sobre requerimentos solicitando melhorias para a lagoa do Sorocaba Parque, que já recebeu desassoreamento, mas ainda necessita de revitalização de ciclovia e implantação de iluminação, bancos e deck para pesca. Outra demanda apresentada por Fausto Peres é a instalação de uma segunda unidade do Bom Prato no município, que deverá ser contemplada com o Bom Prato móvel, conquistado através do deputado estadual Vitão do Cachorrão. O parlamentar também citou o projeto de lei para tratar da prestação de serviço de transporte por aplicativo para pessoas com deficiência, a proposta de exames de vista para alunos da rede pública municipal, e a mudança na Semana Municipal de Combate ao AVC para se adequar ao calendário nacional, em maio. Ao final, citou e convidou a população para a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Rádio e Radialista, agendada para 25 de setembro.
O programa “Bate-papo com os Vereadores” pode ser conferido na íntegra durante a programação da TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).