Vereador discorreu sobre leis, projetos e requerimentos de sua autoria e sobre a aplicação das emendas parlamentares
Programa Samuzinho, demanda por vagas em creches e tramitação do PPA foram alguns dos temas abordados pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) em nova participação no “Jornal da Câmara”, da TV Rádio Sorocaba, nesta quinta-feira, 21. Na entrevista conduzida pela jornalista Priscilla Radighieri, o parlamentar também discorreu sobre melhorias conquistadas por meio da aplicação de suas emendas parlamentares, em especial na área de esporte e lazer.
Caio Oliveira comentou o início da aplicação de sua lei que criou o Programa Samuzinho e cuja atividade piloto foi realizada nesta quarta-feira, 20, na Escola Municipal Ary de Oliveira Seabra, no bairro Cajuru do Sul. O objetivo é capacitar as crianças em noções básicas de primeiros socorros, além de alertar sobre os riscos dos trotes ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O treinamento é conduzido pelos profissionais do Samu, em parceria com as Secretarias da Educação e da Saúde. “Eu não só criei essa lei. Eu também destinei emenda impositiva para o Samu, para que ele pudesse adquirir toda a ferramenta de trabalho, tivesse o material didático para que pudesse ensinar às crianças e ter um planejamento”, afirmou.
O vereador também parabenizou as equipes envolvidas, inclusive pela criação de uma música do Samuzinho e de personagens que transmitem os ensinamentos de forma lúdica e inclusiva aos alunos. “Fico muito feliz de nossa lei ser cumprida e nossa emenda ser destinada para algo tão positivo na vida das crianças”, completou.
Vagas em creche – O vereador falou ainda sobre outra lei de sua autoria que autoriza o aluguel de imóveis pelo Executivo para implantação de creches, após a adaptação dos imóveis. A intenção, segundo o vereador, é diminuir a fila de espera, principalmente em bairros com baixa demanda e onde a construção de novas unidades se mostra inviável.
“Temos hoje na cidade de Sorocaba, entre 900 a mil crianças aguardando vagas em creche. Porém, o município, segundo dados da secretaria de educação, disponibiliza quase duas mil vagas. Então, como entendemos isso? Temos menos crianças aguardando do que vagas sobrando. É porque precisamos de uma descentralização das creches”, explicou.
Como membro da Comissão de Economia, Caio Oliveira também comentou a tramitação do Plano Plurianual, que começa a ser debatido em audiências públicas nesta sexta-feira, ressaltando sua importância para o futuro da cidade. “Acredito que é um instrumento extremamente importante para a nossa cidade. Para a população que não sabe, a prefeitura, por meio de seu secretariado, vem aqui apresentar o planejamento dos próximos quatro anos. É muito importante, pois ela faz isso sempre no primeiro ano de cada gestão. Lembrando que vai trabalhar também o primeiro ano da próxima gestão “, destacou.
Emendas parlamentares – Ainda durante a entrevista, o vereador falou sobre a aplicação de suas emendas parlamentares, em especial nas demandas dos bairros e citou a revitalização do Centro Esportivo do Jardim Iguatemi, a construção de playgrounds na Vila Louzada e Vila Barão e a revitalização da Unidade Básica de Saúde do Jardim Nova Esperança.
“A importância das emendas impositiva é que a gente consegue, também, ajudar o Poder Público. Eu fui, por exemplo, à UBS do Nova Esperança e lá chovia mais dentro do que fora. Eu poderia ser um vereador que vai lá faz um vídeo, um alarde. Mas eu fui lá, entendi as necessidades, pedimos para a secretaria de Obras fazer um orçamento, e eu destinei uma emenda impositiva”, exemplificou.
Disse ainda que tem conversado com outros parlamentares para que possam se unir, por meio das emendas, para a efetivação de projetos maiores, como a construção de uma pista oficial de atletismo. “Estamos conversando para fazer uma união, independentemente de partido, de ideologia, para fazer algo grande para a cidade”, afirmou. Confira a entrevista completa com o vereador Caio Oliveira: