Entrevista com o presidente da Comissão de Economia também abordou temas como inclusão e combate ao feminicídio
O presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias do legislativo, vereador Cristiano Passos (Republicanos), foi o convidado do Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, que foi ao ar nesta terça-feira, 2, quando falou sobre a tramitação do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029. Na entrevista, comandada pelas jornalistas Priscilla Radiguieri e Ana Paula Freire, o parlamentar também abordou temas como combate ao feminicídio e inclusão.
Após ter sido discutido em audiências públicas realizadas entre os dias 22 e 29 de agosto, o Projeto de Lei nº 614/2025, de autoria do Executivo, que estabelece o PPA, está em fase de apresentação de emendas em primeira discussão. “Foi um debate bem extenso, com quatro audiências, duas delas terminando mais de 18h40. Como o PPA é um projeto macro para o Município, os debates acabavam se estendendo demasiadamente”, lembrou o presidente da Comissão de Economia.
No dia 16 de setembro, o projeto será votado em primeira discussão. “O PPA não é engessado como são a LDO e a própria LOA, ele vem com uma diretriz, uma perspectiva, que pode ser mudada no orçamento, que vai definir os valores depois”, explicou. Sobre as principais demandas da população, o vereador citou saúde e a segurança pública. Passos comentou ainda a tramitação da Lei Orçamentária Anual, que também será debatida em audiências públicas no mês de outubro.
TEA e Inclusão – Na entrevista, Cristiano Passos também discorreu sobre a aprovação de propostas de sua autoria em prol dos autistas e também pela proteção das mulheres. Recentemente foi publicada a lei de autoria do vereador que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sorocaba a “Corrida Autista Run”.
Voltada à promoção da inclusão social e ao estímulo ao esporte para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, a corrida deverá ser realizada preferencialmente durante a Semana Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece em setembro. Passos destacou que a corrida é voltada não apenas para autistas, mas também para pessoas com deficiência.
“São pessoas que querem conviver em sociedade. Temos pessoas que lá atrás tiveram meningite, uma queda, ou nasceram com alguma deficiência e que tem sonhos, querem participar, competir. Essa corrida é especial para que essas pessoas”, disse.
Combate ao feminicídio – Durante o bate-papo, Cristiano Passos falou ainda sobre a aprovação do projeto que institui o “Banco Vermelho” como símbolo urbano e instrumento permanente de conscientização e combate ao feminicídio. Os bancos na cor vermelha, a serem instalados em praças, terminais de ônibus, centros comerciais e calçadões, terão frases que promovam a reflexão sobre o feminicídio e a violência contra a mulher, além do Ligue 180, número da Central de Atendimento à Mulher.
O vereador falou sobre a gravidade do cenário e a importância de fortalecer a luta em defesa da proteção das mulheres. “É um banco físico, de fato, mas é um banco grande, maior que os normais, com dizeres, para ser colocado em locais de grande fluxo de pessoas, para que haja conscientização”, ressaltou.
De acordo com o vereador, a intenção, também, é atrair mulheres em situação de violência que necessitam de ajuda. “Terão profissionais que serão instruídos, seja de segurança pública, do judiciário, psicólogos ou do conselho da mulher, para que, ao passarem por esses locais, se aproximem e conversem. Aí você vai ver que muitas mulheres vão se abrir. Se sentaram ali porque queriam chamar a atenção”, afirmou.
Por fim, o vereador convidou a população para participar da Marcha para Jesus, que acontece no próximo sábado, 6, na cidade. Passos é autor da lei que declarou o evento como Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba. Assista à entrevista completa com o vereador Cristiano Passos: