03/09/2025 14h05
atualizado em: 04/09/2025 07h07
Facebook

A inauguração do Hospital Veterinário Público de Sorocaba, confirmada para a próxima sexta-feira (05), às 17h30, tem gerado dúvidas sobre o público que terá direito ao atendimento. No anúncio oficial feito pelo Prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) no último dia 27, foi destacado que o serviço atenderá pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico, além de protetores independentes e ONGs cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA). A divulgação gerou questionamentos da população nas redes sociais sobre a abrangência do atendimento.

Para esclarecer o tema, a vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) solicitou audiência com o Prefeito, ocasião em que gravou um vídeo publicado em suas redes sociais. No vídeo, Jussara questiona diretamente sobre quem terá acesso ao serviço, e o prefeito respondeu de forma objetiva: “Todos serão atendidos! O pronto socorro 24 horas será para toda a população, com ou sem inscrição no CadÚnico. Já as consultas eletivas, com agendamento, exigirão o cadastro. Porém, se a pessoa estiver passando por dificuldades financeiras, o caso será avaliado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.”

Durante a reunião, a vereadora também apresentou ao prefeito seu Projeto de Lei que garante atendimento aos animais adotados no Canil Municipal, como forma de incentivar a adoção responsável.

“Essa ação não onera a Prefeitura, já que os animais acolhidos no canil geram gastos com alimentação, medicamentos e cuidados veterinários. Ao garantir atendimento no Hospital Público, incentivamos a população a adotar, oferecendo uma nova chance de vida a esses cães e gatos”, destacou Jussara Fernandes.

Inauguração: A cerimônia de inauguração do Hospital Público Veterinário acontece no dia 05 de setembro, às 17h30, na Rua Nelson Cardoso Marques, em frente ao nº 383, Jardim Betânia.

Com 480 m² de área construída e investimento de R$ 8,9 milhões, a unidade faz parte do Programa Meu Pet, do Governo do Estado de São Paulo, viabilizado em Sorocaba pela deputada estadual Maria Lúcia Amary, responsável por trazer o projeto à cidade. O evento contará com a presença de autoridades municipais e estaduais.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Jussara Fernandes – Republicanos)