05/09/2025 21h29
atualizado em: 08/09/2025 08h10
Facebook

Ao lado do prefeito Rodrigo Manga e da deputada Maria Lúcia Amary, vereadores comemoraram a conquista para Sorocaba

Sorocaba celebrou, nesta sexta-feira (5), a inauguração da Clínica Veterinária “Cão Mayke”, o conhecido Hospital Público Veterinário no Jardim Betânia, na zona norte da cidade. O ato contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Santos (Republicanos), dos vereadores Cláudio Sorocaba (PSD), João Donizetti (União), Cristiano Passos (Republicanos), Fernando Dini (PP), Rodolfo Ganem (Podemos), Jussara Fernandes (Republicanos), Alexandre da Horta (Solidariedade), Fausto Peres (Podemos) Fábio Simoa (Republicanos), Toninho Corredor (AGIR), do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), da deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), de autoridades locais e estaduais, representantes de entidades protetoras dos animais e moradores.

A implantação da unidade teve participação ativa da Câmara Municipal de Sorocaba, desde a fase de apresentação do projeto em audiências públicas, debates parlamentares e encaminhamentos de emendas, cobranças às autoridades estaduais, aprovações de leis, evidenciando o protagonismo da Casa de Leis para a materialização do equipamento público.

A clínica recebeu, após projeto de lei apresentado pelo vereador Cláudio Sorocaba, o nome de “Cão Mayke”, em homenagem ao cão que por anos serviu na Guarda Civil Municipal de Sorocaba, aproximando o canal da GCM das escolas e hospitais e encantando crianças por meio de apresentações. A homenagem, também feita ao tutor do animal, GCM Ponciano, reforça o vínculo entre a comunidade e o legado de Mayke na conscientização sobre o cuidado animal.

Com área construída de 480 m² e investimento de R$ 8,9 milhões, a unidade integra o Programa “Meu Pet”, do Governo do Estado de São Paulo, viabilizado para Sorocaba por meio da deputada estadual Maria Lúcia Amary. A clínica oferece pronto-socorro veterinário 24 horas, aberto à população em geral, além de consultas eletivas mediante agendamento eletrônico, com prioridade a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico, protetores independentes e ONGs cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

O hospital veterinário oferece consultórios de clínica geral e especialidades, setores de diagnóstico, centro cirúrgico, internação, farmácia e demais dependências ao atendimento clínico completo. A equipe conta com 12 veterinários no período regular, quatro plantonistas, dez auxiliares veterinários (sendo dois em escala de plantão), além de equipe de limpeza e vigilância por turno. O funcionamento se estenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento aos sábados das 8h às 13h, e plantão 24 horas para urgências e emergências. A meta é realizada cerca de 11 mil procedimentos por mês.

A gestão da clínica foi cedida à Associação dos Médicos Veterinários de São Paulo, vencedora da licitação. Representantes das organizações protetoras de animais destacaram que o hospital é um marco para o setor. O equipamento vai atender famílias de baixa renda e também apoiar a atuação de protetores e ONGs, que muitas vezes enfrentam limitações financeiras para custear resgates e atendimentos clínicos veterinários.

A apresentação da Clínica Veterinária “Cão Mayke” representa uma conquista para Sorocaba — oferecendo atendimento gratuito e de qualidade aos animais, promovendo a justiça social e valorizando o trabalho de protetores. O evento desta sexta-feira, 5 de setembro de 2025, coroou um esforço conjunto do poder Executivo, Legislativo e sociedade civil em prol do bem-estar animal.