11/09/2025 11h19
atualizado em: 11/09/2025 12h41
Facebook

O vereador destaca que a presença de escorpiões é uma preocupação constante, sobretudo em bairros como Barcelona e Vila Hortência, entre outros

A infestação de escorpiões nos bairros localizados nas proximidades da via férrea é motivo de preocupação do vereador Fernando Dini (PP), que usou a tribuna da Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, para tratar do assunto. O vereador discutiu requerimento de sua autoria – destacado e aprovado – em que solicita informações ao Executivo sobre medidas de prevenção e combate aos escorpiões.

“A infestação de escorpiões vem ocorrendo em vários pontos da cidade e, nas últimas semanas, temos recebido muitas reclamações de pessoas que nos relatam, inclusive com fotos e vídeos, a presença de escorpiões. Foi feita uma roçagem na linha férrea e todos os bairros lindeiros, como Pinheiros, Vila Assis, Parada do Alto, passaram a relatar a presença de escorpiões”, disse Dini ao destacar seu requerimento em plenário.

“A região da linha férrea já vem sofrendo com transtornos de todos os tipos. Lá virou um depósito de entulhos, as pessoas utilizam drogas, há moradores em situação de rua, e agora temos mais um problema, que são os escorpiões”, enfatizou Dini, que, ao discutir seu requerimento em plenário, também mencionou a infestação de carrapatos no Parque dos Espanhóis.

Em seu requerimento, o vereador aponta que as ocorrências envolvendo escorpiões em Sorocaba tem-se intensificado nos últimos anos, como mostram dados da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme esses dados, em 2023 foram 266 casos registrados, sem óbitos; em 2024 foram 525 casos, com dois óbitos; e 2025 foram 11 casos até o início do ano, sem registros de morte.

O vereador conta que, nas últimas semanas, as reclamações de moradores quanto à presença de escorpiões se intensificaram, principalmente na Rua Cuba, no Bairro Barcelona, e observa que o aumento expressivo na quantidade de escorpiões encontrados nas residências, provavelmente, se deve ao procedimento de limpeza e roçagem no entorno da linha férrea, situação que, segundo ele, também se repete nos bairros próximos cruzados pela referida linha.

Em razão disso, Fernando Dini indaga se a Prefeitura de Sorocaba pretende realizar ações contínuas de combate aos escorpiões (incluindo limpezas em áreas públicas, campanhas de conscientização e vistorias) nas regiões próximas à linha férrea, notadamente nos bairros Barcelona, Cruzeiro do Sul e Vila Hortência. Se a resposta seja positiva, o vereador pede detalhes sobre a medida, como datas e locais, e, caso seja negativa, indaga as razões, entre outros questionamentos.