A iniciativa foi do vereador Cláudio Sorocaba (PSD) e os votos de congratulações foram entregues na sessão ordinária de quinta-feira, 11
O Grupo de Dança do Ipanema Clube foi homenageado com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba em reconhecimento à sua participação no Festival Meia Ponta na categoria “Danças Populares Internacionais”, na modalidade “Dança Irlandesa”, do 42º Festival de Dança de Joinville, realizado no mês de julho deste ano. A coreografia participante foi “A Magia Açucarada”. A iniciativa da homenagem foi do vereador Cláudio Sorocaba (PSD).
Ao entregar os votos de congratulações, Cláudio Sorocaba ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo de dança para a cultura e a imagem de Sorocaba para além de suas fronteiras. “Quero parabenizar todas as meninas dessa equipe de dança, bem como à diretora Talita e à professora Mônica, pelo trabalho maravilhoso que realizam, honrando o nome de Sorocaba” – enfatizou o vereador, que entregou os votos com a participação dos demais vereadores presentes.
Foram homenageadas as seguintes alunas: Helena Egea Oliveira Machado, Helena Chaves Quintana, Luíza Gonçalves, Beatriz Zamur Del Bianco, Alice Cardieri, Vitória Moura Monteiro, Luíza Pedroso César, Helena de Oliveira Ibañez, Luíza Valdemarin Orsi, Sara Publio Mendes, Madalena Fernanda Rosário, Sofia Valentina Gallo, Manuela Tomaz Padilha, Maria Eduarda Simon, Valentina Schmidt Camargo, Helena Alves da Costa Cabral, Marina Stradiotti Mauad, Valentina de Lima Caldeira, Antônia Cuofano Correia e Marina Matos Silva Pinto.
Além das bailarinas, também foram homenageadas a diretora Talita Soares Fernandes e a professora Mônica Rodrigues Lacerda. Um voto especial foi destinado ao ex-presidente do Ipanema Clube, Antônio Valdir Gonçalves Filho, em cuja gestão se viabilizou o projeto do grupo de dança. A homenagem do diretor foi recebida por sua esposa Vivi. Ao agradecer a homenagem, a diretora Talita Fernandes parabenizou as bailarinas pela dedicação e disciplina e ressaltou o trabalho realizado pela professora Mônica Lacerda. Também destacou o empenho dos pais.
O Festival de Dança de Joinville – do qual faz parte o Festival Meia Ponta, destinado aos pequenos talentos na faixa etária de 10 a 12 anos – é realizado há mais de três décadas e, desde 2005, é considerado o maior do mundo, com mais de 400 mil espectadores, mais de 15 mil participantes, cerca de 3.550 alunos cursistas e mais de 3.300 coreografias apresentadas. A edição deste ano foi realizada de 21 de julho a 2 de agosto.