Vereador comentou seus projetos em tramitação na Casa e falou dos aprendizados deste primeiro ano de mandato
Demandas da região de Aparecidinha; proteção da mulher e segurança alimentar foram alguns dos temas abordados pelo vereador Rogério Marques (Agir) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara Sorocaba. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo na manhã desta sexta-feira, 12, o parlamentar discorreu sobre as matérias de sua autoria em tramitação na Casa.
O professor Rogério Marques iniciou fazendo um balanço do seu primeiro mandato até agora e sobre a rotina de seu trabalho parlamentar, que inclui presença constante no bairro de Aparecidinha. “A expectativa que nós tínhamos, foi superada, graças a Deus. O primeiro semestre foi de muito aprendizado, articulações e momento de conhecer as secretarias e a logística de como as coisas funcionam”, destacou.
Marques também ressaltou a importância de todas as regiões da cidade terem um representante no Legislativo. “Hoje temos um mandato, temos voz, sou o primeiro vereador eleito de Aparecidinha, um bairro histórico, que vivia de migalhas”, frisou.
Propostas – Durante a entrevista, Marques comentou alguns dos projetos de sua autoria em tramitação, muitas vindas “diretamente das necessidades da população”, como frisou. Entre os PLs citados está a vedação de penalidades a munícipes por mato alto em regiões onde existam terrenos públicos na mesma situação, pois “a prefeitura precisa estar em dia para poder cobrar”, segundo ele.
Outra matéria proíbe a inauguração de obras públicas incompletas, “que se tornam alvo de invasão e deterioração”, como frisou. Também é de sua autoria, projeto que obriga as empresas de transporte por aplicativo a disponibilizarem ferramenta que permita às passageiras optar por motoristas do mesmo sexo, assim às condutoras exclusivamente por clientes mulheres.
O parlamentar afirmou que muitos constrangimentos surgem nas viagens e defendeu a ferramenta. “Tem até um caso de um rapaz que ficava no aplicativo e só pegava o veículo se a condutora fosse mulher. Ele acabou abusando de uma motorista, foi levado à delegacia, foi solto e continuou praticando a mesma coisa”, afirmou. Ainda em defesa das mulheres, outro projeto apresentado prevê prioridade para vítimas de violência nos cursos da Universidade do Trabalhador (Uniten).
Segurança Alimentar – O vereador, que é membro da Comissão de Agricultura, Abastecimento e Nutrição, comentou a realização da audiência pública, na próxima segunda-feira, 15, para debater o programa federal Estratégia Alimenta Cidades. O evento será promovido em parceria com as vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL), com início às 14h, e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e mídias sociais. Os três vereadores também protocolaram um projeto de lei sobre alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.
Rogério Marques, que é fundador do projeto social Quitanda Solidária, que distribui gratuitamente frutas, verduras e legumes a famílias carentes de Sorocaba e região, falou sobre o programa, que atualmente acontece em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.
Por fim, Marques, que trabalhou muitos anos com recuperação de dependentes químicos, discorreu sobre a campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, e ainda comentou alguns requerimentos encaminhados ao Executivo, incluindo o que sugere a inclusão da telemedicina na rede municipal de saúde.
A entrevista com o vereador Rogério Marques foi transmitida ao vivo na TV Câmara e também pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube), nas quais ficará disponível na íntegra.