Vereador ressalta aparente inércia do Poder Público em solucionar a situação, mesmo depois de diversas solicitações
O vereador Roberto Freitas (PL) apresentou, na quinta-feira, 11, uma denúncia formal à Cetesb e ao Ministério Público de Sorocaba, relatando a situação insustentável enfrentada pelos moradores do bairro Santa Marta, que há anos convivem com fortes odores provenientes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itanguá, de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae).
A iniciativa do parlamentar ocorre após diversas solicitações realizadas à Administração Municipal e a “aparente inércia” do poder público em solucionar a situação. “De acordo com os moradores, há anos os representantes da Prefeitura dão prazos para sanar o problema, porém, de fato nada acontece”, declarou Freitas.
Em reunião com a gerência regional da Cetesb o vereador Roberto Freitas enfatizou a necessidade de atuação conjunta, uma vez que a situação vem comprometendo a saúde, a qualidade de vida e a dignidade dos moradores do bairro.
“A situação no Santa Marta é inaceitável. As famílias convivem diariamente com um cheiro insuportável, especialmente nos horários de refeição. Não é aceitável que decisões administrativas que privilegiam a economia se revertam em prejuízo direto à população”, afirma o vereador.
A Cetesb se comprometeu em atuar de forma mais de forma mais incisiva no caso e o vereador continuará acompanhando, exigindo transparência das ações do Poder Executivo, do Saae e dos órgãos ambientais, além de mobilizar a população em busca de uma solução definitiva.
(Assessoria de imprensa – vereador Roberto Freitas – PL)