15/09/2025 13h14
atualizado em: 15/09/2025 13h19
Facebook

Vereador comentou leis de sua autoria, além de demandas dos bairros, além de temas como saúde e combate às enchentes

A segurança de próprios municipais, em especial escolas e UBSs, no trânsito e em playgrounds foi um dos temas abordados pelo vereador Silvano Jr. (Republicanos) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara Sorocaba. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo na última sexta-feira, 12, o parlamentar discorreu sobre as matérias de sua autoria em tramitação na Casa, assim como as que já se tornaram leis. 

Silvano Jr. comentou a recente aprovação, em sessão extraordinária, de seu projeto que autoriza o Poder Executivo a implantar cerca elétrica, concertinas e arames farpados pontiagudos para a proteção de próprios municipais como Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto-Atendimento, escolas e creches públicas e privadas, entre outras instituições.

A proposta tramitava na Casa desde 2023. “Tem escola aqui em Sorocaba que é assaltada diariamente, infelizmente. Foi uma luta, mas foi aprovado. Só falta a sanção do prefeito”, destacou. “Eu fiz esse projeto para trazer mais segurança para os pais, os alunos, os diretores e os professores”, frisou, citando a tragédia em Santa Catarina, onde houve o assassinato de crianças em uma escola de Blumenau. Silvano também destacou a insegurança nas unidades de saúde. 

Leis aprovadas - Há quase nove anos na Casa, o parlamentar relembrou algumas das leis de sua autoria, como a que prevê sonorizadores antes das faixas de travessia de pedestres nas principais avenidas da cidade. Silvano disse que tem cobrado a aplicação da lei. “A prefeitura colocou botoeiras na Avenida Ipanema, também a meu pedido, ali no Jardim das Flores, próximo a Santa Rita de Cássia e eles nos agradeceram muito”, citou. 

Também lembrou a aprovação da lei que torna obrigatória a implantação de playgrounds de madeira que atendam crianças até 12 anos de idade nas escolas da rede municipal de ensino, bem como em praças e parques públicos. Ele disse que visitou diversos parques da cidade, inclusive onde houve acidentes com crianças. 

“Estive no Centro Esportivo Dr. Pitico, onde os playgrounds são de ferro e estão enferrujados. Eu pedi para que fizessem a manutenção, mas, ao invés de lixarem, eles pintaram por cima. As crianças que vão lá brincar, caso se machuquem, terão que tomar antitetânica. Tá complicado”, lamentou. “Os de plástico também são caríssimos e com o sol arrebenta tudo”, completou, defendendo os brinquedos de madeira. 

Propostas tramitando – Durante a entrevista, Silvano também comentou alguns dos projetos de sua autoria em tramitação, entre eles o que prevê troca de telhas de amianto das escolas mais antigas e o que permite o uso de ginásios e teatros de escolas municipais por entidades sociais para realização de atividades esportivas e artísticas. “Além de trazer a criançada para a prática do esporte, que possamos dar vida a comunidade escolar nos finais de semana”, defendeu. 

Silvano Jr., citou uma série de pedidos de melhorias para os bairros encaminhados ao Executivo – incluindo bases da GCM na antiga unidade do Sabe-Tudo do Parque São Bento e no Parque das Águas, onde também sempre lutou por ações de combate a enchentes na região do Abaeté e da Vila Rica, como destacou. 

Por fim, falou sobre as demandas da saúde e defendeu a realização de mutirões. “Temos pacientes que ficam aguardando três anos por uma cirurgia de vesícula. Só quem já foi operado da vesícula sabe o que é isso. Eu sofri demais. Perdi 42 quilos, quando eu tinha 26 anos, e quase morri. Eu pensei que estava com câncer”, destacou, dando seu testemunho. Assista à entrevista com o vereador Silvano Jr.: