Vereador participou, na tarde desta terça-feira (16), do programa “Bate-papo com os Vereadores”.
O vereador Caio Oliveira (Republicanos) participou, na tarde desta terça-feira (16), do programa “Bate-papo com os Vereadores”, apresentado pelo jornalista Carlos Garbo e transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Na entrevista, o parlamentar falou sobre atividades, projetos de lei e iniciativas em diversas áreas de atuação do mandato.
Caio Oliveira contou que recentemente mudou o endereço do escritório político para atender a população na região central da cidade, que agora está localizado na Praça da Bandeira, nº 50. “É muito mais próximo do terminal e possui acessibilidade”, contou. Segundo o parlamentar, os atendimentos são realizados todas as segundas-feiras.
O vereador falou sobre a participação na Marcha para Jesus, que reuniu fiéis em um passeio pela marginal até o Parque das Águas, e informou que pretende enviar emenda impositiva para a construção de um batistério público no próximo ano. “Gratuitamente as igrejas poderão batizar os fiéis, fazer um culto, é um trabalho que nasce junto coma Marcha”, disse. Outra iniciativa tratada pelo parlamentar foram ações de fiscalização de obras, como a instalação de conjunto semafórico na região do Ibiti. Ele explicou sobre medidas mitigadoras que estão sendo implantadas em Sorocaba para melhorar a mobilidade em diversas regiões.
Caio Oliveira explicou sobre a motivação para criação de um projeto de lei que cria o Programa Municipal de Monitoramento e Proteção Integral da Criança e do Adolescente, por conta do caso de uma criança encontrada em cárcere privado. “Com essa lei aprovada, a maternidade vai ter até 30 dias para avisar a Secretaria da Saúde (SES) sobre os números de crianças nascidas. A SES vai automaticamente cadastrar na UBS mais próxima para ser acompanhada. Essa criança (da ocorrência) nunca passou por um atendimento, nunca tomou uma vacina”, disse. Segundo ele, a medida visa combater a invisibilidade de crianças, que serão acompanhadas também até a matrícula na rede municipal de educação.Na entrevista, o vereador detalhou o andamento da aprovação da Lei do PPA (Plano Plurianual), que determina a previsão orçamentária e áreas de atuação das pastas e entes municipais para os próximos quatro anos. Também falou sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual), que inclui emendas impositivas apresentadas pelos vereadores. “Muitas entidades dependem exclusivamente dessas emendas”, afirmou Caio Oliveira. Ele explicou que 50% dos recursos destinados pelos vereadores devem ser endereçados a ações na área da saúde, como mutirão do Corujão da Saúde, que recebeu R$ 500 mil do parlamentar para cirurgias de cataratas. Também citou destinação de emendas para obras de melhorais em bairros, como no Jardim Santa Luzia e Vila Lousada, e áreas públicas, como o Centro Esportivo do Iguatemi. “Através dos nossos atendimentos a gente consegue ver onde estão os gargalhos e as necessidade da população”, contou.
Caio Oliveira ainda falou sobre lei de contrapartidas para instalação de circos em áreas públicas do município, programa Samuzinho para educação de estudantes sobre primeiros socorros, a lei que possibilita a descentralização de creches com a locação de imóveis adaptados para receber crianças, o pedido de MegaRefis para que os munícipes possam quitar débitos com a administração pública. O programa “Bate-papo com os Vereadores” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba ou pelas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).