Dispõe sobre denominação de “ROSÁRIO FERNANDO ARCURI” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 23/05/2012
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

ROSÁRIO FERNANDO ARCURI

 

Nasceu em na cidade de São Paulo em 04/10/1891, filho de Giuseppe Arcuri e Arcangela Rosina Dolcizia Lavalle, imigrantes italianos que aqui chegaram por volta de 1889.

 

O seu pai era alfaiate, morou em várias cidades, vindo finalmente estabelecer-se com a família em Sorocaba e depois Votorantim.

 

O seu filho Fernando Arcuri como era mais conhecido, tratou de aprender algo que pudesse, mais tarde, formar a sua família, que era seu grande desejo. Aprendeu assim a profissão de barbeiro, a qual dedicou vários anos de sua juventude.

 

Montou um salão em Votorantim, á Rua Bernardino de Campos, atrás da antiga fábrica de óleo. Daí mudou-se para o prédio da Estação da Estrada de ferro e finalmente para um novo endereço próximo desse local em frente a praça principal da cidade naquele tempo.

 

Casou-se com Mercedes Nardi Arcuri em 1914 e tiveram sete filhos, estabeleceram-se em Votorantim, tomando conta de uma pensão que atendia os profissionais que vinham de outros países e cidades prestar serviço na antiga Fábrica de Tecidos e de Cimento de Votorantim.

 

Grande entusiasta do futebol atuou frente ao Savoia, como treinador, jogador técnico e diretor, time da Fábrica Votorantim, o 4º time de futebol do Brasil e  Esporte Clube Germânia, formado por não funcionários da Fábrica Votorantim.

 

Foi o primeiro agente dos Correios de Votorantim e Juiz de paz.

 

Faleceu em 27/08/1935, aos 44 anos de problemas renais, deixando esposa e filhos pequenos.

 

S/S., 16  de abril de 2012.

 

Neusa Maldonado

Vereadora.