Dispõe sobre denominação de “MAURO DA SILVA” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
MAURO DA SILVA, brasileiro, casado com Ester Aparecida Silva desde 18 de outubro de 1975, com a qual viveu feliz até a morte dela, ocorrida em 12 de fevereiro de 2007 e, com quem teve 04 filhos: Fabiana, Luis Henrique, Júlio César e Ana Paula.
Maurão, como era tratado pelos amigos e conhecido por todos, era uma pessoa de “fino trato”. “Negrão de alma branca”, como diziam os “mais chegados”. Tratava a todos – a família, os conhecidos, os patrões, os companheiros com a mesma delicadeza. Respeitava os mais velhos, os mais jovens, a todos com a mesma bondade e compreensão, mesmo diante de situações embaraçosas.
Maurão, pedreiro de primeira linha, mudou-se para a Rua Isaltino Guanabara Rodrigues Costa, mais precisamente no nº. 383, mas, como a família cresceu, fez uma casa para um filho, o Luiz Henrique, mais ao fundo da sua. Como essa casa ficou isolada da frente, o Luiz passou a entrar na mesma pelos fundos, dando início ali de uma passagem, ou um caminho, como queira. Com o tempo, outras pessoas, vendo aquela casa isolada naquele caminho, também resolveram construir também ali as suas. E assim vieram outros, outros mais e, ali formou-se uma pequena comunidade. Para melhor identificarem suas moradias, resolveram denominar essa entrada como Viela 1. Nessa Viela, hoje, residem mais ou menos umas quinze famílias, além de servir de passagem a outras que se aproveitam dela para “cortar caminho” para outras paragens.
Ocorre, que esses moradores não têm legalizados em suas casas, água e nem energia elétrica, que tiram de um poste e de um hidrômetro da Rua Isaltino Guanabara Rodrigues Costa.
Não possuindo a legalização de água, luz e CEP, documentos indispensáveis que se tenha o nome a rua em que residem, pois precisam para fazer aquisição de bens de consumo a crédito no comércio local, sem falar que estão sem referência. Estão eles dispostos a legalizarem essa situação, pois nem sequer pagam o que gastam e consomem, pois estão na clandestinidade.
A bem da verdade, tanto o SAAE como a CPFL só fazem isso se houver nome e CEP na rua, motivo pelo que estão eles propondo, através deste Vereador, a denominação de MAURO DA SILVA à Viela 1 que tem seu início no nº. 359 da Rua Isaltino Guanabara Rodrigues Costa, na Vila Barão e o seu término em rua sem saída e homenageando o mais antigo morador dessa Viela.
Pelo exposto, submeto ao crivo dos meus pares para a nominação dessa Viela 1, da Vila Barão, com o propósito de que aqueles moradores regularizem suas preferências junto à sociedade sorocabana, o que desde já agradeço e rogo ao Criador pela saúde de todos os Senhores Nobres Vereadores desta Ínclita Casa de Leis.