Dispõe sobre denominação de “MARCOS FIGUEIREDO” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 27/11/2013
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA

 

Nascido em Sorocaba, no distrito de Brigadeiro Tobias, em 11 de dezembro de 1962, filho de Laura Ascêncio Figueiredo e de Manoel Figueiredo, era o caçula dos homens da família de 07 irmãos, Emanuel, Jair, Miguel, Sueli, Josias, Elizeu e Eli.

 

Passou parte da infância em Brigadeiro, morando com os pais e irmãos em uma casa junto a Estação de Inhayba, onde o pai era o chefe da estação.

 

De infância simples, mas saudável, como sua mãe dizia, “cresceram em meio à criação de galinhas, patos, pomar e horta”, brincando com os irmãos.

 

Com aproximadamente 04 anos de idade, com a vinda da família para Sorocaba, foram morar no bairro dos Morros, na Rua Coronel Nogueira Padilha.

 

Fez o curso primário, à época, na Escola Senador Vergueiro na Vila Hortência, o ginasial no CEONC na Vila Assis e 2º grau no Estadão - E.E. Profº. Julio Prestes de Albuquerque.

 

Com a morte precoce do pai, e com seus 18 anos, começou a trabalhar e junto com os estudos começava a se preparar para o futuro. Os irmãos mais velhos já trabalhavam, mas o incentivavam sempre a não deixar os estudos. Concluiu os estudos e foi trabalhar em uma Loja de Materiais de Construção na área de vendas. Pouco tempo depois, já com o certificado de “Corretor de Imóveis”, ingressou no mercado imobiliário atuando por muitos anos no setor. Trabalhou na Imobiliária Predial Supiriri no centro da cidade, de 1981 a 1992, exercendo a função de Corretor na área de vendas. Fez muitos amigos dentre os clientes que conquistava e era muito querido pelos colegas de trabalho na empresa.

 

Casou-se bem jovem, em julho de 1984 com a futura professora Maria Ângela Condotto, num matrimônio de 17 anos, com quem teve 02 filhos, Marcos Junior e Emanuelle. Continuou por muitos anos vivendo na Vila Hortência e residiu também na região central da cidade.

 

Muito extrovertido, era quem levava alegria à toda sua família. De descendência espanhola, tinha muitos parentes na Vila Hortência, os quais sempre visitava, levando seu bom humor e carinho!

 

Em 1995 mudou-se para a capital, São Paulo onde foi trabalhar numa empresa de parentes, no bairro do Braz, gerenciando uma Loja atacadista de embalagens. No ano seguinte, mudou-se para a cidade de Santana de Parnaíba, atendendo ao convite de parentes, para trabalhar em função de chefia administrativa na Prefeitura daquele município. A esposa, professora também foi lecionar em escola daquele município. Por lá permaneceu trabalhando no cargo público até o ano de 2001. Acometido por uma forte “Pneumonia”, debilitado, vem para Sorocaba se tratar, e mesmo recebendo os cuidados médicos e a atenção da esposa e dos familiares, seu estado de saúde foi piorando, surgindo outras complicações. Após breve internação foi vencido pela doença, em 25 de agosto de 2001, deixando enorme saudade nos familiares e amigos. Muito querido por todos, partiu muito cedo, aos 38 anos, e até hoje é lembrado pelo jeito simples e divertido, sempre pronto para ajudar o próximo. Um ser humano iluminado e que mostrou que a vida pode e deve ser vivida com simplicidade e amor.