Dispõe sobre denominação de “PROFESSOR LAURO DOTTO” a uma via de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
LAURO DOTTO, professor, músico e educador. Trata-se de pessoa de relevante importância a cidade de Sorocaba, a qual nasceu em 12 de maio de 1945 na Cidade de Tietê / SP.
Filho de Pedro Dotto e Dona Cacilda Penha Dotta.
Realizou seus estudos de 1º e 2º graus na cidade de Tietê, sempre com distinção, formando-se professor normalista em 1961, no “Plínio R. de Moraes”.
Mudou-se para Sorocaba no ano seguinte, residindo com a tia, dona Joana Penha, viúva, sem filhos, também professora estadual a fim de cursar a FAFI - Pedagogia, com habilitação
Em seguida, lecionou em escolas da região.
Aprovado em concurso, ingressou no Magistério Público Primário Estadual em 1967, em Itapeva/SP.
Prosseguindo na Secretaria Estadual de Educação, sempre através de concurso, ocupou os cargos de Diretor, Inspetor, Coordenador Pedagógico e Supervisor, vindo para a Divisão de Ensino de Sorocaba, onde se aposentou em 2001, após 35 anos de excelentes serviços prestados à Educação.
Pronunciou inúmeras palestras e discursos em comemorações cívicas e festivas nas escolas em que atuou.
Não se casou, dedicou sua vida à educação e à música, pois, violonista incomparável, seresteiro da melhor estirpe e conhecedor profundo da MPB, compôs inúmeras canções populares.
Como associado do Gabinete de Leitura Sorocabano participou, com muita frequência das atividades lítero-musicais dessa entidade.
Veio a falecer, prematuramente, no dia 05 de agosto de 2010, entristecendo a todos que o conheceram e que com ele conviveram.
Educador emérito e músico notável é merecedor de justas homenagens.