Dispõe sobre denominação de “ANTÔNIO DE PÁDUA GONÇALVES MORENO” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 06/01/2015
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

Antonio de Pádua Gonçalves Moreno nasceu na cidade de São Caetano do Sul em 15/03/1960, filho de Antonio Gonçalves Moreno e Cecília Poraça Moreno.

 

Sua família é complementada pelo irmão, Andre Tadeu Gonçalves Moreno.

 

Casado com Valdirene de Oliveira Paz Moreno, tem 4 filhos, Felipe Veronez Moreno – 30 anos, Diogo Verones Moreno – 27 anos, Mariane Aparecida Veronez Moreno – 23 anos e Antonio Gustavo Moreno – 08 anos.

 

Formado em Engenharia de Operações com especialização em Gestão de Pessoas, Moreno como era chamado pelos seus colegas era torcedor roxo do Santos Futebol Clube.

 

Iniciou sua carreira profissional na ZF do Brasil em 05/08/1974 como aprendiz, na então unidade de São Caetano do Sul. Após formado no SENAI ,passou pelas áreas de Fermentaria , Planejamento de Produção e Engenharia de Processos .

 

Em 1983 transferiu-se para a unidade da ZF do Brasil em Sorocaba, onde assumiu a função de Supervisor de Montagem cargo que ocupou ate marco de 2011, onde passou a Supervisionar o Departamento de Qualidade Assegurada.

 

Como responsável pelo departamento de montagem, coordenou ativamente todos os desenvolvimentos dos produtos, e implantação das atuais e modernas linhas de montagem na ZF do BRASIL.

 

Em 2002 foi mentor e instituiu em todas as linhas de montagem a "Campanha SOL”, (Segurança, Ordem e Limpeza), cujo conceito era o de todos os seus colaboradores participarem, através de uma competição setorial promovendo melhorias nos postos de trabalho e áreas comuns nos três quesitos acima. Ao final de cada mês os setores recebiam uma auditoria e era conhecido o setor que mais tinha obtido melhorias bem como o que mais tinha evoluído. 

 

A cada trimestre, a partir da somatória das notas dos três meses, era apontado o setor CAMPEAO bem como o setor de melhor evolução.

 

Como premiação era oferecida a todos os funcionários do setor e seus familiares uma grande festa de confraternização.

 

Tal conceito propiciou um excepcional ambiente de trabalho, obtendo ao longo dos anos de 2003 e 2004, resultados de ZERO ACIDENTE e ZERO DEFEITO.

 

Em 2004 por decisão da Diretoria do grupo ZF este conceito passou a ser um PROGRAMA CORPORATIVO, através do sistema de produção FORMULA ZF.

 

Com isso a ZF se tornou referencia no mundo dentro do GRUPO ZF.

 

Pela sua vocação em trabalhar com pessoas e notadamente trabalhar em equipe, Moreno destacou-se também em trabalhos sociais, como voluntario do ADC ZF CLUBE onde se dedicou nos últimos 30 anos atuando como atleta de futebol de campo e salão, e como dirigente iniciando como Tesoureiro, Diretor de Esportes, Vice Presidente do Conselho Deliberativo e Presidente.

 

Nesse período Moreno sempre esteve a frente dos projetos do ADC ZF Clube, tendo como principais realizações a revitalização do ADC ZF CLUBE em 2006, a criação da escolinha de esportes do ADC ZF Clube e propiciou a participação do ADC ZF CLUBE em competições de destaque em Sorocaba e região elevando o nome do ADC ZF Clube ao topo do Futsal Sorocabano.

 

Hoje o ADC ZF Clube é referencia de clube de empresa em Sorocaba e região.

 

Moreno iniciou em 2012 o Projeto “Clube do Brucutu”, onde com seu pioneirismo conseguiu a façanha de reunir cerca de 150 ex-funcionários da ZF com mais de 10 anos de demissão, em eventos sociais que ocorrem a cada 2 meses, onde o objetivo principal é sempre o de rever amigos e reuni-los para matar a saudade e bater papo descontraidamente.

 

Destes eventos são identificados colegas que estão doentes e a eles são efetuadas visitas, oferecendo assistência com medicamentos.

 

Nestes também sempre sai uma atividade de assistência e ajuda não só aos participantes do “clube, bem como a entidades assistenciais da nossa sociedade.

 

Moreno era um homem de hábitos simples, que tinha como lazer a companhia dos amigos, da esposa, o futebol na televisão, os jogos de futsal do ADC ZF Clube e ir ao estádio do CIC em dias de jogos do São Bento, era um “São Bentista”

 

Essa foi é a trajetória de um “Sorocabano de coração” que dedicou 39 anos de trabalho a uma mesma empresa e fez a diferença por todos os lugares que passou.

 

Faleceu no dia 31 de dezembro 2013, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP.