Dispõe sobre denominação de “José Tomaz de Azevedo” a uma praça pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 25/02/2015
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA

Este Projeto de Lei Ordinária visa denominar “José Tomaz de Azevedo” a área pública (praça) existente no triângulo formado pelas ruas Primeiro de Maio, José Tótora e Santos de Oliveira, no bairro Central Parque.

Nascido em 11 de fevereiro de 1934, filho de Olímpio Paulo de Azevedo (ferroviário) e Virgínia Catozze de Azevedo, José Tomaz ainda adolescente entrou na estrada de ferro Sorocabana, E.F.S., mais especificamente no Curso Ferroviário, formando-se como “Eletricista de Locomotivas”, trabalhando posteriormente como Artífice nessa área por toda sua vida profissional.

Casou-se com Neuza Arjona de Azevedo, tiveram três filhos: Alexandre Tomaz de Azevedo, Felícia Tomas de Azevedo e Adalberto Tomaz de Azevedo, todos com residência fixa e vida social/profissional em Sorocaba e também com excelente formação educacional.

Faleceu em 11 de agosto de 1991.

O excelente profissional de longa data, o “AZEVEDO” como era popularmente conhecido por todos, voltava ao Curso Ferroviário, agora na qualidade de Professor, na área de Locomotivas Elétricas, sendo considerado um ótimo mentor, ajudando muitos jovens entusiastas a serem futuros Artífices Eletricistas.

O destaque maior que além de ser um excelente profissional, ele foi ainda autor do invento de controle humano operacional por apenas um maquinista no comando de duas locomotivas elétricas conjugadas, aumentando a força de locomoção para uma quantidade muito maior de vagões do que era possível até então, ampliando assim imensamente a produtividade dos transportes ferroviários que se faziam com a tecnologia existente para esse fim no transporte de cargas ferroviárias, foi uma verdadeira revolução para o transporte ferroviário.

Pouco antes de se aposentar, foi promovido por sua grande competência, liderança e dedicação durante todas as suas atividades na ferrovia, com grande mérito ao cargo de Supervisor Geral na Área Locomotivas Elétricas.

Por sua imensa dedicação profissional e humana, ele até hoje é lembrado pelo Companheiros Ferroviários, que sempre dedicam um grande apreço ao Mestre “Azevedo”.

Diante do exemplo de dedicação e por todo o trabalho desenvolvido em nossa cidade e da relevante importância de sua contribuição para o Município, sem dúvida faz por merecer a presente homenagem, para cuja concessão pedimos a anuência dos nobres Edis.