Institui a "Feira Crespa" no Calendário Comemorativo Oficial do Município e dá outras providências.
Justificativa:
O presente projeto tem como objetivo instituir no calendário oficial do município uma experiência que se já se consagrou em edições anteriores a "Feira Crespa", promovida em parceria com Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e a Secretaria da Cultura (Secult).
O objetivo principal da “Feira Crespa” é agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra na cidade.
Na “Feira Crespa” poderão ser desenvolvidas apresentações de música, dança, desfile, roda de capoeira, oficinas, exposição de trabalho de artistas sorocabanos e outras atividades que busquem promover reflexão sobre a ocupação dos espaços negros na sociedade contemporânea, bem como sobre as possibilidades de reversão do quadro de discriminação e exclusão desta população.
Sua realização no mês de novembro tem relação à data em que se comemora o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro, data esta que faz referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695). A institucionalização desta data foi fundamental para a conscientização e reflexão da importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
Historicamente, os negros africanos colaboraram muito nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso País, razão pela qual merecem tal homenagem.