Institui a política pública de redução de perdas de água tratada, no sistema de abastecimento do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Promulgação: 03/03/2016
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

O levantamento do SNIS coloca Sorocaba como um dos municípios brasileiros de médio porte com as maiores perdas de água tratada (40%), vergonha para uma cidade que se considera "saudável e educadora".

O município de Limeira SP, pelo outro lado, está classificado como um dos que menos perdas apresenta atualmente (11%), demonstrando que esse patamar é perfeitamente possível, em termos brasileiros.

Embora parte desse índice de perdas seja em razão de "ligações clandestinas", a maior parte deve-se a vazamentos em tubulações e nos equipamentos do SAAE, ou seja, desperdício e falta de manutenção.

Portanto, esses dois fatores (ligações clandestinas e vazamentos) devem ser combatidos ao mesmo tempo, para que se consiga as reduções desejadas.

Quanto à legalidade desta proposta, ela se fundamenta na letra "n" do art. 33 da LOMS - Lei Orgânica do Município de Sorocaba.