Dispõe sobre denominação de “Professora Dirce Rodrigues Maiello” a uma via pública da cidade e dá outras providências.

Promulgação: 30/06/2016
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Sorocaba, 2 de junho de 2016.

SEJ-DCDAO-PL-EX- 068/2016

Processo nº 11.218/2016

 

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Encaminho para apreciação e deliberação dessa I. Casa o incluso Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “Professora Dirce Rodrigues Maiello” a Rua 28 do Jardim Residencial Vicente Moraes, que se inicia na Rua João de Camargo Sobrinho e termina na Rua Abílio Muraro e dá outras providências.

A Sra. Dirce Rodrigues Maiello nasceu nesta cidade, em 17 de julho de 1921. Era filha dos Srs. Antonio Rodrigues e Olga Pinotti Rodrigues.

A família paterna da homenageada era proprietária de uma chácara localizada no Bairro Árvore Grande, onde havia plantação de laranjas e onde também a Sra. Dirce passou sua infância. Quando a mesma contava com oito anos de idade, seus pais optaram por mudar para a Rua Sete de Setembro, no centro da cidade.

Iniciou sua vida escolar no Grupo Escolar Visconde de Porto Seguro e os demais anos do antigo Curso Primário na Escola Estadual Antonio Padilha. Já, o Curso Ginasial ela concluiu no Colégio Santa Escolástica.

Sua vida profissional começou com uma substituição, exercendo o cargo de professora na Escola Estadual Antonio Padilha e, após aprovação em concurso público lecionou por 1 (um) ano no Bairro rural de Ponte Alta, na cidade de Pilar do Sul. No intuito de comparecer às aulas e não prejudicar seus alunos, o percurso até à escola era feito a cavalo, o que demonstra seu comprometimento com a profissão. Posteriormente, foi transferida para a Fazenda Saudade do Grupo Estamparia, onde lecionou por mais 1 (um) ano, lecionando em seguida na Escola Ipanema do Meio. Por fim, transferiu-se para a Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, nesta cidade, onde lecionou por 25 (vinte e cinco) anos. Em comemoração às Bodas de Prata, a homenageada recebeu em 1978 daquela instituição de ensino, uma placa comemorativa.

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) em 2003 homenageou a Sra. Dirce pelos 50 (cinquenta) anos como associada daquela entidade, posto ter sido uma das primeiras a ingressar em seu quadro associativo.

A Sra. Dirce contraiu núpcias com o Sr. Geraldo Maiello (já falecido) e dessa união feliz e duradoura sobrevieram dois filhos: os Srs. Luiz Antonio Maiello e Geraldo José Maiello.

Em virtude de sua digna vida, recebeu homenagem da Câmara Municipal da cidade, em 16 de outubro de 2008, o que se deu por iniciativa do D. Vereador Marinho Marte.

Seu falecimento em 24 de setembro de 2014, aos 93 (noventa e três) anos entristeceu não só aos familiares, mas também, todos aqueles que a conheceram.

Portanto, em respeito à memória da Professora Dirce Rodrigues Maiello, respeito esse que será estendido a seus familiares, visando perpetuar seu honrado nome é que entendo ser devidamente justificada a presente proposição.

Diante do exposto, conto com o apoio dessa Casa de Leis, que tenho certeza, há de associar-se ao projeto transformando-o em Lei, pelo que, renovando protestos de estima e consideração, subscrevo-me.