Denomina de MIGUEL BARBOSA uma via pública de nossa cidade, e dá outras providências.
Sorocaba, 14 de julho de 2016.
SEJ-DCDAO-PL-EX- 090/2016
Processo nº 15.566/2016
Excelentíssimo Senhor Presidente:
O presente Projeto de Lei visa denominar via pública de nossa cidade.
A via que se pretende denominar é a atual Rua 15 do Jardim Residencial Golden Parque II, que se inicia junto ao muro de divisa de propriedade e término na Rua César Rosa Leonetti conforme croqui anexo.
Por indicação do nobre Vereador Cláudio do Sorocaba 1, pretende-se homenagear com a denominação da via acima o Senhor MIGUEL BARBOSA, falecido em 20/02/2016.
Miguel Barbosa nasceu em 29 de setembro de 1947 na cidade de Itapetininga, cursou até o 4º ano do ensino fundamental o que não foi empecilho em sua luta durante toda sua vida para exercer seu papel de cidadão reivindicando seus direitos bem como cumprindo seus deveres. Casou-se aos 21 anos com Terezinha Soares Barbosa com quem teve sete filhos sendo quatro homens, três mulheres e também oito netos. Com poucas oportunidades de trabalho na cidade de Itapetininga viu em Sorocaba uma oportunidade de mudar de vida para assim poder proporcionar melhor qualidade de vida a sua família. Haja vista que naquela época a cidade de Sorocaba já se apresentava como referência com um grande potencial em se tornar polo industrial. Estava sempre atendo as informações das mídias e não hesitou em deixar sua cidade natal para correr atrás de seus sonhos. Seu primeiro trabalho na cidade foi em uma grande fábrica de tecelagem localizada no centro da cidade, porém inconformado com situação imposta aos trabalhadores na época não pode compactuar com tal injustiça participando de greves protestos e passeata pacífica em busca de seus direitos e de seus colegas. Teve seu emprego ameaçado vindo a ser dispensado por tais participações. Trabalhou em muitas empresas como motorista, muitas de suas demissões ocorreram por lutar e reivindicar justiça e respeito aos direitos trabalhistas. Mais tarde mudou sozinho para São Paulo atrás de oportunidades melhores. Na cidade de São Paulo trabalhou por muitos anos como motorista de ônibus e de carro forte do Banco Bradesco, emprego dos quais sempre teve muito orgulho.
A última empresa na qual trabalhou e por fim aposentou foi uma empresa de transporte urbano de Sorocaba. Nesta empresa conseguiu emprego devido à determinação e persistência com que sempre lutou para conseguir o que queria e acreditava por direito. No dia da entrevista para a vaga, liberaram todas as senhas na parte da manhã e ele não conseguiu, haja vista que naquela época o desemprego como ainda hoje era marca registrada em nosso país, muitos candidatos para poucas vagas. Sendo assim foi dispensado da entrevista com inúmeros outros que foram embora. Mesmo assim, resolveu ficar na porta da empresa esperando incansavelmente até que o responsável pela entrevista o avisou que não haveria mais entrevistas naquele dia e pediu que ele retornasse na manhã seguinte. Resolveu por conta própria esperar e insistir para ver se o entrevistador não mudaria de ideia. Um colega decidiu ficar com ele até que ele decidisse ir embora, o que não aconteceu. Algumas horas depois, o atendente responsável retornou e chamou Miguel e o colega para entrevista, abrindo em exceção. Assim os dois conseguiram emprego e Miguel Barbosa trabalhou por anos na empresa até se aposentar. Nesta empresa se filiou ao Sindicato dos Condutores de Sorocaba para continuar lutando pelos direitos dos trabalhadores como sempre fez.
O exemplo que ele deixou como cidadão e como pessoa para toda a família e todas as pessoas próximas é de alguém que nunca se acomodava com as dificuldades e percalços da vida. Lutava pelos seus direitos e de outras pessoas, jamais desistia e sempre foi muito perseverante, o que mais almejava era a justiça em qualquer situação.
Uma frase que o definiria...
“Se não puder voar corra, se não puder correr ande, se não puder andar rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito... Martin Luther King”.