Dispõe sobre denominação de “HIDETOSHI YOSHIMOTO” a uma via pública da cidade, e dá outras providências.

Promulgação: 14/09/2016
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Sorocaba, 11 de agosto de 2016.

SEJ-DCDAO-PL-EX- 100/2016

Processo nº 27.513/2015.

 

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Encaminho para apreciação e deliberação de Vossa Excelência e D. Pares o incluso Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “HIDETOSHI YOSHIMOTO” a Rua 110 mais a Rua 111 do Parque São Bento, que se iniciam na Rua Eliéder de Fátima Domingos Militão e terminam em cul-de-sac do mesmo Parque e dá outras providências.

Cumpre informar que a presente propositura se dá em virtude de solicitação do D. Vereador Pr. Luis Santos, com a apresentação da Justificativa que segue abaixo:

Filho dos imigrantes japoneses Takeo Yoshimoto e Hisako Yoshimoto, o Sr. Hidetoshi Yoshimoto nasceu em Regente Feijó/SP, em 7 de outubro de 1939. Eletrotécnico formado pela Escola Estadual “Getúlio Vargas”, trabalhou desde muito jovem: de 1959 a 1960 na empresa Atlas Elevadores em São Paulo e a partir de 1960 na empresa Pirelli S/A primeiramente em Santo André/SP, sendo posteriormente transferido pela empresa para esta cidade em 1979, onde se aposentou em 1994, como Gerente de Manutenção Industrial.

O Sr. Hidetoshi contraiu núpcias com a Sra. Maria Obara Yoshimoto e dessa feliz união sobrevieram os filhos Daniel, Regina e André. A família completou-se com os netos: Jonathan, Ester, Rosana e Marina.

Desde a vida adulta o homenageado participou ativamente como membro da Igreja Metodista Livre, participando com ênfase da comissão de construção da Paróquia Santo Estevão, em Diadema, igreja essa que foi inaugurada em 1973. Com a transferência para esta cidade, juntamente com sua esposa e um casal amigo de Piracicaba, Srs. Shin e Keiko Nagumo iniciou em 1982 a Igreja Metodista Livre e mesmo não possuindo formação pastoral ficou responsável pela mesma durante aproximadamente 20 (vinte) anos. Nos últimos 10 (dez) anos, com um dos filhos pastor, continuou com a manutenção e aprimoramento das instalações da Igreja Sorocaba, na se própria localizada na Vila Gabriel.

Sempre imbuído de espírito humanitário, o homenageado foi voluntário e membro da Diretoria do Grupo Escoteiro Santana, auxiliando na organização do Grupo entre 1979 e 1984. Foi voluntário também na Associação LuAr – Lugar de Amor e Restauração, projeto de assistência social focado na família, realizado no Jardim Novo Mundo, região limite entre esta cidade e Votorantim. Seu auxílio se deu efetuando adaptações das instalações elétrica e hidráulica da sede da LuAr (antigo salão de festas Matsushima). Participou ativamente também, de todas as festas promovidas pela entidade LuAr e pela IMeL (Igreja Metodista Livre Sorocaba) a fim de angariar fundos para a viabilização da LuAr. A IMeL procura impactar a sociedade a partir da vida ética e engajada de seus membros na cidadania, educação, ação e assistência social, com a distribuição de cestas básicas, promoção das culturas cristã e japonesa, através do Festival do Japão, além de intercâmbios internacionais (Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Coréia do Sul, Japão, Timor Leste, Myanmar, entre outros), aulas de idiomas (inglês e japonês), esportes (futebol de salão, tênis de campo, tênis de mesa) e artesanato. O objetivo da IMeL é o cuidado à família como um todo, da criança ao idoso, passando pelos adolescentes, universitários, jovens e adultos, de todas as camadas sociais.

Vindo a falecer em 26 de janeiro de 2012, o Sr. Hidetoshi Yoshimoto, será sempre lembrado como referência na comunidade, admirado por muitas pessoas que com ele conviveram, desta cidade e mesmo de outras, pelos exemplos de honestidade, humanidade, voluntariado e bondade.

Diante do exposto, faz o Sr. Hidetoshi Yoshimoto jus à homenagem ora pretendida, motivo pelo qual está plenamente justificada a presente proposição que respeitará sua memória.

Espero sejam apreciadas suas razões e fundamentos, sendo o Projeto ao final transformado em Lei e aproveito a oportunidade para renovar protestos de estima e consideração e subscrevo-me.