Dispõe sobre denominação de “DOUTOR CALIM PAULO JACOB” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 16/12/2011
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

Calim Paulo Jacob nasceu em 22 de julho de 1936 na cidade de São Paulo.  Seus pais, Paulo Jacob e Faride Calil Jacob, como todo árabe de puro sangue, sempre foram presentes e deram uma boa rígida educação.

 

Aos 09 (nove) anos, veio junto com seus pais e seus dois irmãos para Sorocaba, primeiramente residindo na Rua Hermelino Matarazzo, próximo ao Cemitério da Saudades, onde seus pais montaram o primeiro armazém. Trabalhou no comércio com os pais e irmãos até 1971.

 

Casou-se com a Professora Célia Asse Jacob, falecida em 1971, com quem teve dois filhos a saber: Paulo Jacob Neto e Calim Paulo Jacob Júnior. Contraiu segunda núpcias com Amélia do Nascimento Jacob, filha do ex-prefeito de nossa cidade, Capitão Augusto César do Nascimento Filho. Fruto do segundo casamento, Fernanda do Nascimento Jacob, foi a menina de seus olhos!

 

Fez o curso primário no grupo escolar “Baltazar Fernandes”, continuando seus estudos no colégio “Ciências e Letras” onde concluiu o curso de Magistério em 1956, chegando a lecionar.

 

Estudou na nossa gloriosa Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), colando grau em fevereiro de 1965.

 

Sempre adepto aos serviços sociais foi membro da Loja Maçônica Perseverança III, tendo iniciado em 1977. Foi também membro honorário da Loja Maçônica Estrela da Síria (São Paulo - desde 1995), a qual representou como deputado federal na Assembléia Maçônica em Brasília por dois mandatos.

 

No biênio 1995-1996, foi presidente da OFEBAS. Foi ainda conselheiro das seguintes instituições: Fundação Ubaldino do Amaral – FUA ; Lar e Escola Monteiro Lobato; Vila dos Velhinhos; Fundação Cultural Cruzeiro do Sul (Rádio Cruzeiro do Sul); Liga Sorocabana de Combate ao Câncer; Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba – “Jardim das Acácias”.

 

O nosso homenageado faleceu no dia 04 de julho de 2008 em Sorocaba-SP, vítima de falência múltipla de órgãos. 

 

S/S., 13 de outubro de 2011.

 

Neusa Maldonado

Vereadora.