Dispõe sobre a denominação de “ROQUE AYRES DE OLIVEIRA” a um parque da cidade e dá outras providências.

Promulgação: 04/01/2012
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA

 

O professor Roque Ayres de Oliveira nasceu aos 16 de agosto de 1911, na cidade de Itapetininga, filho de João Olimpio de Oliveira e Leonor Ayres de Camargo. Foi o segundo dos oito filhos do casal. 

 

Formou-se pela Escola Normal de Itapetininga e lecionou a matéria Desenho Pedagógico na escola Peixoto Gomide e no colégio estadual da cidade. Em 1942, foi nomeado por concurso de provas e títulos para exercer o cargo de professor de desenho  na  Escola  Normal  de  Araçatuba.

 

Em 1946, veio para Sorocaba, como vice-diretor do então ginásio do Julio Prestes de Albuquerque, o Estadão, sucedendo logo em seguida ao diretor Roberto Paschoalick.

 

Permaneceu durante quinze anos na direção daquela escola, até se aposentar em 1962. Na sua gestão, criou o curso noturno, instalou as classes do curso primário e a de deficientes, sua preferida, construiu quatro laboratórios com anfiteatro – os de Ciências, História Natural, Física e Química, bem como o prédio da cooperativa escolar, e deu início à construção da parte nova da escola, de frente para a rua Pernambuco.

 

Por todas essas ações voltadas à educação e desenvolvimento dos jovens sorocabanos é que o professor Roque Ayres de Oliveira torna-se merecedor da homenagem contida no presente Projeto de Lei, para cuja aprovação pedimos o apoio dos Nobres Pares desta Casa.

 

José Crespo

Vereador.