Dispõe sobre denominação de “PRESBÍTERO AZIR GARCIA DE ALMEIDA” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
Faleceu em 15 de agosto de 2009, no Hospital Evangélico de Sorocaba, o presbítero Azir Garcia de Almeida. O Presbítero Azir nasceu em 23 de junho de 1922, em Arealva-SP, sendo seus pais o Presbítero Pedro Garcia de Almeida e Dona Virgilia Garcia de Almeida. Azir foi um filho da Igreja e viveu na sua condição de presbítero, para a Igreja. Poderíamos dizer, sem exagero, que as atividades seculares que exerceu foram suplementos daquelas dedicadas a causa do Evangelho.
Azir Garcia de Almeida serviu como presbítero por quarenta e cinco anos, ofício para o qual foi ordenado na IPI de Santo Andre- SP, hoje a 1º IPI de Santo Andre, em 07 de novembro de 1954. Mudando-se de Santo André por causa do seu emprego na Caixa Econômica Federal, serviu como presbítero nas igrejas de Porto Feliz-SP e 6º de Sorocaba, onde encerrou sua carreira terrena. Residiu também em Tietê e Salto, SP, nas quais colaborou com as igrejas presbiterianas locais.
Estudioso e bom pregador, o presbítero Azir não limitou suas atividades as igrejas locais, mas sempre procurou colaborar com outras denominações das cidades em que morou, principalmente em atividades evangelísticas. Em Sorocaba, alcançou, com seu trabalho no presídio local e no rádio, com seu programa “Voz do Evangelho”, em que foi programador responsável durante dez anos, diversas conversões ao Evangelho. Membro fiel da IPI, na qual nasceu, tinha espírito ecumênico e tolerante, e por isso foi sempre respeitado e mesmo estimado por cristãos de outras tradições inclusive praticantes de outras religiões.
Concluindo seu curso secundário já na idade adulta, Azir ingressou no Curso de História Natural, da antiga “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, da Universidade de São Paulo, findo o qual exerceu o magistério médio
Fora do âmbito exclusivo da igreja local, o presbítero Azir foi Secretário Executivo e Tesoureiro do Presbitério de Sorocaba, Secretário de Missões da IPIB e Diretor de Betel "Lar da Igreja".
Azir era uma pessoa muito dócil, compreensiva, querida por todos os que o cercavam, por sua maneira de ser e agir. Era muito extrovertido, tendo muita facilidade de fazer novas amizades e sempre tinha um lance de humor para qualquer tipo de situação. Era cristão autentico, sempre dando testemunho de sua fé ao ajudar o próximo. Era respeitado e admirado em todos os lugares por onde trabalhou, assim como nas igrejas, principalmente, na 6º IPI de Sorocaba. Otimista, sempre de bom humor, mesmo nos momentos difíceis de sua doença que durou cerca de 10 meses.
Azir, durante os curtos períodos em que apresentou melhoras de saúde, desejou intensamente voltar às atividades da Igreja. Não lhe foi possível, mas o culto normal daquele Domingo foi realizado com seu corpo presente numa linda cerimônia de Ação de Graças pela vida irrepreensível do valoroso servo do Senhor. Além de membros da igreja local e de outras que lotavam o templo, uma dezena de pastores e diversas autoridades locais e amigos estiveram presentes.
O presbítero Azir Garcia de Almeida deixou a esposa Herminia Yolanda Zeggio de Almeida, a filha Eleia de Almeida Batista, o genro, presbítero da 6" IPI de Sorocaba, James Batista, e os netos James Jr, Eduardo e Jéssica.
S/S., 28 de junho de 2011.
NEUSA MALDONADO SILVEIRA
Vereadora.