Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Excelentíssimo Doutor “PAULO EDUARDO BISPO DOS SANTOS PRADO”.

Promulgação: 23/06/2022
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


Este Projeto de Decreto Legislativo visa conceder o Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Dr. Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado, pelos relevantes serviços prestados à Sorocaba e a elevação do nome da cidade.

Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado, nascido numa manhã de quinta-feira do dia 28 de fevereiro de 1974, na cidade de Itu, conhecida como “Berço da República” e “Roma brasileira”. Filho de Olavo Martins do Prado, comerciante, e de Beatriz Bispo dos Santos Prado, professora. É o primogênito, tendo um irmão, Fábio Luís Bispo dos Santos Prado, e uma irmã, Maria Cláudia Bispo dos Santos Prado. Cresceu em meio a uma família cristã, de tradição Católica, convivendo com religiosos, padres, bispos que frequentavam o “Sobradão dos Bispo”, recebendo aos 7 anos a permissão para receber a Primeira Eucaristia, que foi celebrada no sobradão da família. 

Desde muito cedo, frequentou as quadras de tênis da cidade, sempre levado pelo avô materno José de Oliveira Santos, que na época já estava aposentado da carreira militar e se dedicava ao ensino do esporte nas quadras do estádio municipal. Seu avô era conhecido em Itu e na região pelo apelido de “Sobrinho”, e foi o primeiro professor de tênis de muitos amantes do esporte no decorrer de sua vida. 

Paulo começou a se dedicar ao tênis competitivo a partir dos 10 anos, sempre treinado pelo seu avô e motivado pelos pais, que também jogavam e o acompanhavam a todas as competições. Seu primeiro torneio de tênis foi disputado aos 10 anos de idade, no Clube de Campo de Sorocaba, com uma vitória na primeira rodada e uma derrota para um garoto que viria a ser um dos melhores tenistas que Sorocaba já teve, Ricardo Guitte Diniz, e com quem ainda mantém uma relação de amizade.

Sorocaba sempre fora uma cidade frequentada por Paulo desde a infância, quando começou a fazer tratamento com as famosas botinhas pretas ortopédicas em uma clínica que ficava no prédio da esquina entre as ruas São Bento e Padre Luiz, no centro da cidade. Também foram muitas as vezes que Paulo frequentou a rua da Penha, mais especificamente a clínica de ortodontia do Dr. Prestes Barros, e sempre depois dos tratamentos, seguia para a Rua Braguinha andar pelas lojas para passear pelo movimentado centro de Sorocaba, eram momentos muito esperados e curtidos.

Paulo realizou seus estudos em várias escolas de Itu, como o Pinheiro Júnior, Professor Antônio Berreta, Colégio Anglo Cidade de Itu, e na cidade de Salto, por dois anos estudou no Externato Sagrada Família.

Passou sua adolescência muito empenhado nos treinamentos e competições do tênis, disputando inúmeros torneios em várias cidades do interior e na Capital, buscando aprimorar seu ranking juvenil, pois sonhava se tornar tenista profissional e professor de tênis, tal como seu avô. A melhor fase no tênis se deu entre os 15 e 16 anos, quando recebeu um convite para treinar em São Paulo, na academia Meyer & Wilton, muito prestigiada e famosa pela formação de excelentes tenistas juvenis, incluindo o sorocabano Marcelo Saliola, um dos mais jovens tenistas a pontuar na ATP. 

Tudo ia muito bem até a chegada da notícia de que seu avô estava com câncer de próstata. Certamente, a notícia gerou uma desestabilização geral, e com a piora gradativa do quadro clínico, Paulo decidiu parar com os treinos de tênis para se juntar a sua mãe e avó com a intenção de auxiliar nos cuidados com seu avô. A doença já era avançada e os sintomas, principalmente as dores, aumentavam a cada dia, gerando uma piora considerável do estado geral e uma maior dependência de terceiros, o que levou Paulo a decisão de se mudar para a casa dos avós para ajudar mais intensamente seu avô nesses momentos mais delicados da doença.

Foram meses difíceis, de muito sofrimento, insegurança, sensação de impotência frente à doença, pouca orientação, até que no dia 2 de setembro, às 20h, seu avô faleceu em casa, rodeado pelos familiares e segurando a mão de Paulo, que em pensamento resolveu que faria medicina para estudar oncologia, com o intuito de mudar essa triste realidade vivida com seu avô.

Quando estava no terceiro colegial, Paulo participou de um evento aberto aos candidatos ao curso de Medicina, promovido pela Faculdade de Medicina de Sorocaba. Durante o evento pôde conhecer a estrutura da faculdade, seus laboratórios, sua história, tradições e saiu de lá apaixonado e decidido a fazer sua formação médica naquela instituição. Focou seus esforços nesse objetivo e em 1993 foi aprovado na segunda chamada para a Faculdade de Medicina de Marília. Foi até a sede do vestibular da PUC para firmar a matrícula no curso de Marília, mas na hora de assinar decidiu por desistir daquela vaga, pois queria se manter na lista e tentar a admissão na Faculdade de Sorocaba. Paulo nunca havia visto sua mãe tão desconcertada como naquela situação da desistência, pois, ela não estava acreditando que ele estava abrindo mão de uma vaga certa, correndo o risco de ter que fazer mais um ano de cursinho. Como um presente de aniversário, na última chamada do vestibular, no dia 28 de fevereiro, recebeu a notificação que havia sido aprovado na Faculdade de Medicina de Sorocaba, um momento de muita alegria e celebração.

Foram seis anos maravilhosos, de muito estudo, convívio com colegas, professores, amizades, e um amor crescente pela cidade de Sorocaba. Paulo se formou pela 43ª turma, no ano de 1998, iniciando um novo processo seletivo para a especialização em Clínica médica, sendo aprovado na residência médica na PUC mesmo, porém trancou a matrícula para prestar o serviço militar como oficial médico no Regimento Deodoro, o mesmo quartel situado em Itu que seu avô havia trabalhado por anos como militar de carreira.

Foi médico residente de Clínica Médica entre os anos de 2000 e 2002, sendo mais uma vez testado num concurso por uma vaga para a tão esperada e sonhada residência de Oncologia Clínica da PUC-SP. Foi aprovado e cursou a especialização entre os anos de 2002 e 2004. Estava completa a sua formação médica, toda ela pela Faculdade de Medicina de Sorocaba, podendo Paulo se considerar um legítimo “filho da PUC”.

Durante a residência de oncologia conheceu Fabiana, sorocabana que á época trabalhava no ambulatório, começou a namorar até se casarem em 18 de setembro de 2004, quando já formado oncologista, exercia por mais um ano o posto de oficial médico, desta vez na 14ª CSM em Sorocaba.

Em 2005, residindo em Itu, recebeu proposta de trabalho da Santa Casa de Araçatuba, e por se tratar de uma cidade distante, resolveu se mudar-se para lá, trabalhando como médico oncologista. Exerceu também o cargo de médico da família pelo PSF (Programa de Saúde da Família) na cidade vizinha de Guararapes, e foi professor por dois anos no Centro Universitário UniSalesiano, ministrando os cursos de Saúde Mental e Imunologia para os graduandos de Enfermagem.

Em 2007, mais precisamente no dia 23 de janeiro, Paulo experimentou o sentimento de ser Pai com o nascimento de seu filho João Víctor Fornaziero Bispo Prado, algo que trouxe muita alegria e luz para a família.

Foram 3 anos muito bons em Araçatuba, anos da construção de um forte vínculo familiar, desenvolvimento pessoal, amadurecimento, que valeram cada instante, mas o amor por Sorocaba o fez retornar às raízes, aceitando uma proposta de trabalho em abril de 2008, para atender pacientes oncológicos das empresas Intermédica e Sanamed, sendo o responsável técnico desses serviços entre os anos de 2010 e 2018.

A proposta de trabalho era para Sorocaba, mas por conveniência do momento, Paulo e família residiram em Itu, dividindo o tempo entre atividades em Sorocaba e sua cidade natal. Em Itu, sua atividade profissional se destacou a frente do Centro de Oncologia de Itu (ONCOITU), empresa que constituiu com mais dois sócios, mas que infelizmente não prosperou. Aprendeu muito trabalhando no programa de Assistência Domiciliar das prefeituras de Itu e Salto, chegando a assumir a coordenação da Assistência Domiciliar da Unimed Itu/Salto. Neste período em que atuou na assistência domiciliar, adquiriu muita vivência ao atender, pacientes de todas as classes sociais, constatando que os problemas referentes aos cuidados com os pacientes se repetiam, independente da condição financeira, e que os familiares passavam pelas mesmas dificuldades que enfrentou quando esteve envolvido nos cuidados com seu avô, o que o levou a refletir sobre soluções para mitigar esse sofrimento vivido pelos pacientes e familiares portadores de doenças graves e limitantes. 

Em junho de 2010, em conjunto com seu amigo e sócio Eduardo Astil Rizzetto, assumiu um dos maiores desafios profissionais na Santa Casa de Sorocaba. Ajudou a estruturar a assistência oncológica, tornando-a uma das referências em termos de atendimento SUS na região. Permaneceu no serviço da Santa Casa até junho de 2018.

Por conta do crescimento do serviço de oncologia da Santa Casa, as atividades profissionais de Paulo se concentraram em Sorocaba e mais uma mudança de endereço, desta vez em definitivo para Sorocaba, indo morar em dezembro de 2011 na primeira casa própria da família no Residencial Sarriá.  

No dia 17 de junho de 2012, depois de um ano de obra e de ter superado o fechamento de sua primeira clínica em Itu, Paulo inaugurou o Centro Oncológico Devita, uma clínica voltada a prestar assistência a pacientes oncológicos de diversos convênios e particulares. A partir daí uma sucessão de eventos bem-sucedidos, com inúmeras conquistas pioneiras para a cidade de Sorocaba, entre elas, a de ser a primeira clínica do interior de São Paulo a trazer o revolucionário aparelho da touca inglesa, que previne a queda de cabelo durante o tratamento da quimioterapia, o que elevou a Devita a um status de referência, a ponto de atrair inúmeros pacientes do interior de São Paulo que buscavam a preservação dos cabelos e a melhora da auto-estima. A Devita também foi a pioneira do interior a obter uma certificação de qualidade internacional, a Qmentum, metodologia canadense, que ajudou a clínica a otimizar seus processos de qualidade e segurança, se firmando como uma das principais clínicas de tratamento oncológico do interior paulista, muito conhecida pela sua singular acolhida e humanização nos atendimentos aos pacientes e familiares.  

Paulo sempre buscou aprimorar seus conhecimentos em relação ao atendimento multidimensional dos seus pacientes e para isso buscou realizar cursos de pós-graduação. Em 2010 e 2015 concluiu respectivamente as pós-graduações em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar e pelo Instituto Paliar. Em 2022, concluiu a pós-graduação em Tanatologia pela Unyleya e uma segunda graduação, desta vez em Teologia.

Considerando as promessas feitas a seu avô no dia de sua morte, Paulo, juntamente com um grupo de voluntários, e tendo total apoio e participação de Fabiana e João, fundou no dia 4 de maio de 2020, aqui em Sorocaba, a Associação Peregrinos do Cuidar, com a finalidade de assistir pacientes oncológicos que se encontram em situação de doença avançada, recebendo cuidados paliativos exclusivos, e seus familiares. 

A intenção com a instituição é de dar suporte para essas pessoas que enfrentam o câncer avançado, controlando sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais, e proporcionar aos familiares uma melhor condição técnica para exercerem suas atividades como cuidadores, e o suporte emocional para lidarem melhor com a situação crítica imposta pela doença e pelo luto proveniente da perda de seu parente.

A Associação Peregrinos do Cuidar, através de seus voluntários, vem desenvolvendo suas atividades de modo pioneiro na região, e por conta de sua relevância foi declarada de Utilidade Pública Municipal no dia 4 de janeiro de 2022, conforme a Lei 12.480, de autoria do Vereador Cristiano Passos.

Paulo almeja de ir mais longe com a Associação Peregrinos do Cuidar através da construção de um Hospice, que é uma unidade para internação dos pacientes em condições de terminalidade, com o intuito de promover maior dignidade e conforto no final de vida desses pacientes e dar um suporte mais adequado aos familiares em relação aos cuidados durante a doença e em relação ao enfrentamento do período do luto.

Paulo Bispo e Sorocaba sempre foram muito próximos desde sua infância, quando vinha para a cidade em busca de tratamentos médico, odontológicos, ou em busca de vitórias nas quadras de tênis dos diversos clubes da cidade, ou mais tarde em busca dos conhecimentos médicos ofertados pela tradicional Faculdade de Medicina, a primeira do interior. Foi de Sorocaba que Paulo recebeu um de seus maiores presentes na vida, o amor de sua esposa Fabiana. Foi aqui que encontrou solo fértil para desenvolver com excelência sua carreira na medicina, e para praticar a caridade, através do Peregrinos do Cuidar, que vem prosperando graças ao espírito solidário dos sorocabanos. 

No auge dos seus 48 anos de vida, tem o coração cheio de gratidão a essa cidade que há muito tempo o acolheu como um dos seus, e se compromete a lutar no que estiver ao seu alcance para elevar o nome de Sorocaba, pois não há como negar, por tudo o que já viveu e ainda vive por aqui, Paulo Bispo já se considera um orgulhoso cidadão sorocabano.  

Assim, por todo cuidado com a área social, da saúde Sorocabana e pela paixão com que trata a cidade, acrescentando que se trata de um cidadão de retidão exemplar, e de relevante contribuição para a sociedade, pedimos aos nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda ao Excelentíssimo Dr. Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado o Título de Cidadão Sorocabano.