Dispõe sobre a concessão da Comenda de Mérito em Educação ao Ilustríssimo Professor “JOEL DE AGUILAR” e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
O Ilustríssimo Senhor Joel de Aguilar nasceu na cidade de Ilha do Governador, RJ, no dia 21/09/1958, filho de Helena Pereira de Lima e pai desconhecido, casado com Tânia Regina Ferreira Aguilar, com quem teve 4 filhos, David Edson Ferreira Aguilar (falecido em 1998), Wendell Gustavo Ferreira Aguilar com 31 anos, Tássia Barbara Ferreira Aguilar, com 24 anos e Melissa Juliana Ferreira Aguilar com 21 anos.
Devido às necessidades de sua família, Joel começou a trabalhar aos dez anos de idade, onde desempenhou vários ofícios como: vendedor, entregador de jornais e com impressão gráfica.
Prestou seu primeiro vestibular em 1977, ingressando da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em 1993, começou a trabalhar em Sorocaba como impressor gráfico na extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, que depois passou a ser FIDA- Faculdades Integradas Dom Aguirre, e atualmente é UNISO – Universidade de Sorocaba, onde prestou vestibular e passou a cursar a disciplina de História e Geografia.
Como Professor, atuou em diversas instituições de ensino em Sorocaba, tais como Unidade Fundação Casa - Febem – (2000/2007), por meio de concurso público assumiu o cargo na Escola Estadual Professor Dionysio Vieira (1998/2000 e 2012/2019) e Escola Estadual João Clímaco de Camargo Pires (2020/2021).
Após sua longa jornada nas salas de aula, aposentou-se como professor da Rede Estadual de Ensino em 2021.
Pelas razões expostas e por todo o trabalho educacional desenvolvido em nossa cidade, diante do exemplo de dedicação e retidão e da relevante importância de sua contribuição para o município, que pedimos a anuência dos Nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda ao Ilustríssimo Senhor Joel de Aguilar a merecida Comenda Mérito da Educação.