Dispõe sobre denominação de “JOSÉ GÓES DE MOURA” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 03/05/2012
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

José Góes de Moura nasceu em 9 de Fevereiro de 1944 na cidade de Sorocaba-SP, filho de Joaquim Ramos de Moura e Jorgina Góes de Moura. Tem quatro irmãos. Desde pequeno trabalhava e estudava para ajudar a família. Os estudos para a família sempre foi primordial para poderem crescer no mercado profissional. Era coroinha na igreja católica e estudou inglês e concluiu o curso no CCBEU.

 

No Colégio “Ciências e Letras” de Sorocaba, no ano de 1965 é considerado habilitado no Primeiro Ciclo Secundário no Curso Ginasial. Na Escola Técnica de Comércio de Sorocaba, conclui o título de Técnico em Contabilidade no ano de 1968. Formado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba no curso de licenciatura em Matemática, tendo habilitação em Matemática, Física e Desenho Geométrico, concluído em 1973. Participou de diversos cursos para especializações tais como: Desenho Geométrico e Desenho Descritivo, Introdução Conceitual à Física Quântica e Ótica Moderna para segundo grau, Áreas e Volumes ministrados pela USP, Geometria Moderna, Reflexões sobre Psicologia Escolar, Teoria dos Conjuntos, Semana de Estudos Matemáticos e Curso de Lógica de Matemática na UNICAMP.

 

Amava sua profissão, ser professor era um prazer imenso de ter a oportunidade de ensinar aos alunos com muita paciência e dedicação o quanto a matemática e a física estão constantemente no nosso cotidiano, semeando e observando os resultados prósperos e o crescimento de cada aluno. Dedicou-se ao longo de sua vida em transferir sua sabedoria aos seus alunos enriquecendo-os e dividindo o seu saber, mestre na arte de ensinar.

 

Em 1972, no Ginásio Estadual “Capela do Alto”. Em 1973, no Instituto de Educação Estadual “Peixoto Gomide” em Itapetininga. Em 1975, ministrou aulas na E.E. “Prof. Genésio Machado”. Em 1981, na E.E.”João Clímaco de Camargo Pires”, nesta cidade.

 

Em 1973, na Escola “SESI-123” começa a ministrar como professor de matemática, tendo sua saída em 1998. Em 1978, no Colégio “Santa Escolástica”. Em 1982, na Escola “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza” – ETE “Fernando Prestes” era professor de física tinha uma sala de experiências de física com o colega professor Luiz Carlos, até 1998. Lecionou também nas Escolas: “Prof. José Quevedo em 2001, “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” em 2001, “Antonio Padilha”, “Antonio Miguel Pereira Junior” e “Roque Conceição Martins”, até 2008.

 

Faleceu em 09 de setembro de 2009.

 

S/S., 11 de abril de 2012.

 

Paulo F. Mendes

Vereador.