Dispõe sobre denominação de “MARIA HANNICKEL NASCIMENTO” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 09/05/2012
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

Maria Hannickel Nascimento nasceu em Sorocaba, no dia 21 de fevereiro de 1921, filha de José Hannickel e Georgina de Oliveira Hannickel; faleceu  no dia 22 de setembro de 2010, em Mogi das Cruzes, tendo o corpo sido transladado e sepultado no cemitério da Saudade da nossa cidade.

 

Teve uma infância dolorosa, pois a mãe, Georgina, faleceu quando ela tinha apenas 2 anos.

 

A despeito das vicissitudes da infância, foi uma aluna brilhante no curso primário, o que fez a Diretora da escola ir conversar com o seu pai para que ela prosseguisse nos estudos.

 

Infelizmente não foi possível. Com apenas 17 anos, foi registrada como tecelã na Companhia Nacional de Estamparia, onde trabalhou de 1938 até 1942.  Saiu do emprego para casar com o ferroviário Romeu do Nascimento. Ficou viúva em 1972, quando passou a cuidar sozinha dos filhos.

 

Teve 4 filhos: Adalberto; as gêmeas Maria da Glória (já falecida) e Maria da Graça e Márcia Aparecida que lhe deram 6 netos e 2 bisnetos.

 

Com muito sacrifício, como costureira, colaborou de forma decisiva para que todos os filhos fossem diplomados por universidades.

 

Exerceu liderança comunitária onde morou, final da Rua Comendador Oeterer, organizando inúmeros abaixo-assinados para melhorias no bairro: saneamento e pavimentação.

 

S/S., 27 de março de 2012.

 

Francisco Moko Yabiku

Vereador.