Dispõe sobre denominação de “PROF. FRANCISCO PERES TUDELA” a uma praça de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
Filho de imigrantes espanhóis, Francisco Peres Tudela nasceu em Sorocaba, aos 05 de outubro de 1932, numa família de cinco irmãos.
Criado no tradicional bairro Além Ponte, desde jovem mostrou aptidão por esportes, especialmente o futebol sendo convidado para jogar em diversos clubes de Sorocaba e região como, por exemplo, na seleção sorocabana de futebol de salão e no amador do Esporte Clube São Bento, fato que muito o orgulhava. Até hoje é lembrado pelos amigos por seu porte físico pela garra e pelo potente chute de canhota.
Começou sua carreira profissional
Nos anos 50, através da sua fama como jogador de futebol, conseguiu emprego nas Indústrias Votorantim, Unidade Votocel, onde era muito difícil e seleto trabalhar.
Dessa forma, Chico Tudela, como era conhecido popularmente, pode aperfeiçoar sua vocação para operar máquinas, tornos, frisadores, bem como projetos e desenhos técnicos. No final dos anos 50, fez o curso de Mestrado na Escola Técnica Profissional, onde de aluno tornou-se professor apaixonado e dedicado.
Ajudou a iniciar a formação de várias gerações de técnicos, operadores e engenheiros na própria Escola Técnica Industrial, Colégio Técnico Industrial e Escola Rubens de Faria e Souza, sendo reconhecido e lembrado por seus alunos e pares, mesmo depois de tantos anos de aposentadoria.
Casou-se, em 1956, com a senhora Antonia Adelaide, por quem foi apaixonada por toda a vida, com quem teve três filhos: Francisco, Vânia e Trajano. Sua esposa faleceu em 1992.
Chico Tudela faleceu em fevereiro de 2012, deixando muitas saudades aos filhos, amigos e aos netos Thiago, Raquel e Matheus.
S/S., 26 de março de 2012.
Francisco Moko Yabiku
Vereador.