Dispõe sobre denominação de “TITO ISQUIERDO” a um próprio de nossa cidade.

Promulgação: 19/06/2012
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

Francisco Isquierdo Thomaz nasceu no dia 11 de setembro de 1908, em Graena Guadix, na província de Granada, na Espanha. Ganhou o apelido familiar de Tito, como ficou conhecido para sempre.

 

Desembarcou no Porto de Santos no dia 25 de novembro de 1912, com apenas quatro anos de idade, com destino ao município de Agudos, onde viveu como lavrador até aproximadamente os 15 anos.

 

Mudou-se com seus pais e irmãos para o então distrito de Brigadeiro Tobias, em  Sorocaba, onde se ocupou com plantações diversas, inclusive de cebolas e, principalmente, com a formação dos primeiros laranjais da região de Sorocaba.

 

Após casar-se com Esperança Moreno, passou a morar no bairro do Mato Dentro, onde comprou um sítio e, dali, voltou para Brigadeiro Tobias, já com 05 filhos: Teodoro, Miguel, Antônio, Francisco e Maria Dulce.

 

Após a morte de sua esposa Esperança, ocorrida em 20 de julho de 1946, casou-se com Cirila Moreno Carrasco, mudando-se para o bairro da Campininha, onde nasceu sua filha Iracema. Após, mudou-se para a região do Além Ponte, quando passou a exercer a profissão de comerciante, o que faz até a sua morte, ocorrida em 28 de junho de 1983.

 

S/S., 25 de abril de 2012.

 

Francisco Moko Yabiku

Vereador