Dispõe sobre denominação de “Benedicto Pagliato” a um próprio municipal e dá outras providências.

Promulgação: 30/03/2016
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Sorocaba, 1 de março de 2016.

SEJ-DCDAO-PL-EX- 026/2016

Processo nº 32.757/2015

 

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de V. Excelência e D. Pares o incluso Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “Benedicto Pagliato” ao Centro de Educação Infantil 109 (CEI-109), localizado na Rua Elias Rodrigues Claro nº 474 – Jardim São Carlos e dá outras providências.

O Sr. Benedicto Pagliato nasceu nesta cidade, em 17 de setembro de 1936, filho de Francisco Pagliato e Duzolina Bataiola Pagliato. Casou-se com a Sra. Vera Lúcia Camargo Pagliato e dessa união nasceram três filhos: Cristiani Camargo Pagliato, Francisco Pagliato Neto e Juliana Camargo Pagliato.

Na década de 1960, o homenageado fundou com os irmãos Luiz e Vitalino, a indústria mineradora Pagliato, a Minercal, que colocou os irmãos na posição de segundo lugar na mineração de cal no País. Foi presidente da Minercal e do Sistema Ipanema de Comunicação.

O Sr. Benedicto Pagliato ocupou em 1971, o cargo de presidente do Esporte Clube São Bento e entusiasta do esporte local e nacional que era, na década de 1980, patrocinou e dirigiu o basquetebol feminino, que projetou nossa cidade, através da jogadora Hortência Marcari.

Sempre ligado ao esporte, assumiu em 1987 a Secretaria Municipal de Esportes, e uma de suas grandes realizações foi o futebol varzeano da cidade.

Empresário de visão, o Sr. Benedicto sempre esteve pronto a ajudar no crescimento da cidade, na ajuda ao próximo e em favor das causas justas. Por isso, foi presidente da Comissão Municipal do Mobral, diretor da empresa de transportes Pagliato e das fazendas Paineiras, Planalto, Paranapanema, todas do município de Capão Bonito e da Fazenda Esplanada, em Itapeva.

Conquistou grandes méritos em toda sua vida, sendo atuante também no meio da comunicação, lançando em 1987 a Rádio Ipanema e o Jornal Ipanema em 2001 e por sua forte atuação no meio social, recebeu em 2003, o título de Cidadão Emérito de Sorocaba.

Por longos catorze anos, o Sr. Benedicto enfrentou o Mal de Alzheimer e como o fez durante toda a vida, lutou bravamente contra a doença.

O falecimento do empresário Benedicto Pagliato em 20 de junho de 2014 entristeceu familiares e amigos, muitos deles, nomes importantes do esporte, do setor empresarial e político, mas o mais importante é o legado estrutural sócio-econômico por ele deixado e que não será esquecido pela cidade.

Diante de todo o exposto, encontra-se perfeitamente justificada a presente proposição, razão pela qual conto com o apoio dessa Casa de Leis, que tenho certeza, há de associar-se ao Projeto transformando-o em Lei, pelo que, renovando protestos de estima e consideração, subscrevo-me.