Dispõe sobre denominação de “PASTOR HÉLIO FLORINDO DA SILVA” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 23/11/2011
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Justificativa:

 

Pai, filho e avô exemplar, homem de notável fé cristã, de caráter inabalável, exemplo de cidadão honrado e irmão de todas as horas. Assim é lembrado até hoje o Pastor da Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo", Hélio Florindo da Silva, natural de Presidente Tibiriçá, São Paulo. 

 

Nascido em 1 de Janeiro de 1932, e falecido em 24 de maio de 1995, foi casado com Orides Crispi da Silva, irmã na fé, falecida antes dele. Seu pai chamava-se Antônio Florindo da Silva, e sua mãe, Eudócia do Nascimento Silva.

 

Teve 5 filhos: Dóris Florindo da Silva, Miriam Florindo da Silva, Ester Florindo da Silva, Isac Florindo da Silva, Cácia Florindo da Silva. As vozes das suas filhas são consideradas "Bênçãos nas Mãos de Deus", tão belas e harmônicas, como testemunham os fiéis perpetuados na palavra de Jesus pelo trabalho evangelístico deste notável homem de inabalável fé cristã.

 

Seus netos chamam-se Kerem, Mariano, Pubrio, Jonatas, Kaleb, André, Andressa, Andréa, Andrelisa, Hélio Miguel, Axel, Slach, Manuela.

 

Carpinteiro brilhante, emprestava seu raro talento à arte do Luthier, fazendo belíssimos instrumentos musicais. Com isso trabalhou a vida inteira, nos momentos vagos de suas atividades como pastor. Foi carpinteiro autônomo em Dracena (onde viveu de 1962 a 1974) e Marília (de 1974 a 1978).

 

Considerado excepcional músico, tocava guitarra e violão. Fazia parte de um grupo chamado "Som de Paz", de música evangélica regional.

 

Foi transferido pela igreja para Sorocaba em 1978, onde viveu na mesma casa, nos fundos da igreja (Casa Pastoral), até seu falecimento, em 1995. Hoje, devido à ampliação da igreja, a casa não existe mais.

 

A igreja encontra-se na Rua Visconde do Rio Branco, 206 (sede). O Pastor Hélio era Pastor Superintendente da Região, com mais de 10 igrejas sob seu comando, incluindo a que se encontra dentro do Hospital Pirapitingui.

 

Neste Hospital, possuía um programa de rádio, levado ao ar todas as terças-feiras. O fundamento de seu programa era a pregação do evangelho, a busca pela salvação através das palavras de Jesus.

 

O Pastor Hélio é considerado excelente pai, que dava exemplos de fé e vida a todos os filhos, os mesmos que hoje seguem o seu caminho: todos são pastores ou ministras, assim como os cunhados.

 

O trabalho que ele desenvolvia na igreja sempre foi voltado para a comunidade, de uma forma ou de outra, sempre visitando famílias e pessoas enfermas.

 

S/S., 27 de junho de 2011.

 

NEUSA MALDONADO SILVEIRA

Vereadora.